Governo de Minas recebe premiada instituição internacional de ação climática em reunião do Comitê Intragovernamental de Energia e Mudança do Clima

Notícia

Qui, 21 nov 2024
Representantes do Climate Group cumpriram série de agendas com o vice-governador nesta quarta e quinta-feira; acompanhamento da política estadual de neutralização de emissões de carbono foi um dos destaques

Foto: Robson Santos/Sisema
Encontro realizado na Cidade Administrativa contou com a presença de representantes do Climate Group
Encontro realizado na Cidade Administrativa contou com a presença de representantes do Climate Group

O vice-governador Professor Mateus presidiu, nesta quinta-feira (21/11), a Reunião Extraordinária do Comitê Intragovernamental de Energia e Mudança do Clima (CIMC). O encontro realizado na Cidade Administrativa contou com a presença de representantes do Climate Group, premiada instituição internacional de ação climática, sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover a neutralização das emissões de carbono até 2050.

Durante a reunião, integrantes do CIMC apresentaram para a diretora executiva de Governos e Políticas, Champa Patel e para a chefe de Implementação Global, Jebi Rahman, integrantes do Climate Group, os programas e ações desenvolvidos pelo Governo de Minas para amenizar os efeitos das ações das mudanças climáticas no Estado.  

O Climate Group atua como secretaria-executiva da Under2 Coalition, aliança climática que reúne mais de 260 estados, regiões e províncias em todo o mundo, com a qual o Minas Gerais assinou, em 2021, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento dos compromissos firmados na adesão à campanha Race to Zero.

Ao recepcionar os membros do organismo internacional, o vice-governador Professor Mateus explicou o funcionamento do Comitê Intragovernamental de Mudanças Climática e expressou o compromisso de Minas Gerais em cumprir as metas pactuadas internacionalmente.

"Nós estabelecemos um comitê que envolve várias das nossas secretarias e algumas das nossas empresas estatais, e que tomam as decisões junto comigo, sob a minha presidência, sobre o acompanhamento e o desenvolvimento do nosso plano de ação climática. Precisamos garantir que todas as nossas metas estejam sendo mantidas”, enfatizou Professor Mateus.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou a importância do Climate Group na integração dos estados subnacionais às discussões globais sobre mudanças climáticas.

“Essa aliança tem nos apoiado ao longo desses anos, desde a assinatura do Race To Zero, no processo de busca de recursos externos, articulação, troca de experiência e nas tomadas de decisão no âmbito internacional. Essa recepção foi extremamente produtiva para mostrarmos às representantes do Climate Group o que estamos fazendo em Minas para dar continuidade à construção dessa agenda”, avaliou.

Compromissos em Minas

Além de participar da reunião extraordinária do CIMC, a comitiva do Climate Group cumpriu série de compromissos na capital mineira e Região Metropolitana de BH. Nesta quinta-feira, as representantes Champa Patel e Jebi Rahman se reuniram com membros do governo estadual no Palácio da Liberdade e, na sequência, conheceram a sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Pouco antes da reunião do comitê intragovernamental, elas também estiveram com o governador Romeu Zema e o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro.

A programação começou ainda na quarta-feira (20/11). As representantes da instituição do clima participaram com o vice-governador da abertura da Semana Internacional do Café, evento internacional que está sendo realizado no Expominas e que é uma das maiores feiras cafeeiras do mundo. Na parte da tarde, o grupo conheceu Inhotim, em Brumadinho, que é considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

Comitê

O grupo foi criado com a missão de orientar e acompanhar o desenvolvimento das ações dos órgãos e entidades da Administração Pública que impactam, direta ou indiretamente, os compromissos assumidos pelo Estado na campanha mundial Race to Zero, voltada para o alcance da neutralidade de emissões líquidas de carbono até 2050 e adaptação do estado aos efeitos da crise climática.

O comitê, que é presidido pelo vice-governador do Estado, é composto pelas secretarias Geral, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Saúde (SES-MG), de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), de Governo (Segov), de Cultura e Turismo (Secult-MG), da Casa Civil (SCC), de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Agência Minas