O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos, desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizou entre os dias 12 e 14 de março, em Uberlândia, um mutirão de castração que beneficiou 277 cães e gatos. A ação, que também incluiu a microchipagem dos animais, é mais uma etapa do esforço contínuo do governo para promover o apoio aos municípios voltado a promoção do bem-estar dos animais, controle da superpopulação e melhoria da saúde pública.
O programa tem como principal objetivo a redução da superpopulação de cães e gatos, principalmente aqueles em situação de rua e que são tutelados temporariamente por protetores independentes e ONGs, além de atender animais domiciliados pertencentes a famílias de baixa renda. A castração preventiva ajuda a diminuir o número de animais abandonados e, ao mesmo tempo, combate a disseminação de zoonoses. A adoção responsável também é incentivada, com a entrega de animais esterilizados, identificados no Sistema de Identificação do Estado e vacinados para novos lares.
Parceria para a promoção das políticas públicas de promoção e bem-estar animal
A parceria entre o Governo de Minas e o município de Uberlândia inclui a realização de 5.941 castrações e 5.320 vacinações, com foco no controle da população de animais e na prevenção de doenças. Desde dezembro de 2023, o convênio já resultou em 6.251 castrações e 5.325 vacinações, beneficiando diversos bairros da cidade.
Compromisso com a proteção animal e o bem-estar da sociedade
O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos tem se mostrado uma ação eficaz para o controle ético da população de animais e a melhoria da convivência entre seres humanos e animais. Através de investimentos como o realizado em Uberlândia, o Governo de Minas e a Semad reafirmam seu compromisso com a proteção animal, a saúde pública e a construção de uma sociedade mais justa e responsável.
Para o analista técnico da Semad e gestor da parceria, Túlio Rodrigo Santos, o Programa Estadual de Esterilização tem sido um instrumento fundamental para o manejo populacional ético de cães e gatos em Minas Gerais. “Além de reduzir o número de animais em situação de rua, a castração previne doenças e promove o bem-estar dos animais e da comunidade. Em Uberlândia, os resultados já são expressivos, com muitas castrações realizadas e um impacto direto na saúde pública e na qualidade de vida dos animais”, frisou.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema