Semad apoia projeto em Tiradentes que substitui charretes com animais por veículos ecológicos

Notícia

Qui, 07 nov 2024
Projeto visa substituir charretes de tração animal por veículos ecológicos, garantindo bem-estar animal e a preservação do patrimônio cultural

Foto: Divulgação
Trabalho é implementado pelo Ministério Público e município de Tiradentes e conta com o apoio da Semad
Trabalho é implementado pelo Ministério Público e município de Tiradentes e conta com o apoio da Semad

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) está apoiando o município de Tiradentes no projeto “Transição de Tração Animal para a inovação”. Na sexta-feira (1), a Semad acompanhou o lançamento de um protótipo de carruagem elétrica no município, marcando o início de uma transição dos veículos de tração animal de forma sustentável e viável para o turismo e cultura locais. Em parceria com a prefeitura municipal, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Semad, Secult, Associação Municipal de Charreteiros e Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o projeto visa substituir gradualmente as charretes de tração animal por veículos elétricos, visando o bem-estar dos cavalos.

O acordo, firmado em maio de 2024 entre a prefeitura de Tiradentes e o MPMG, definiu diretrizes para essa substituição. O Instituto Arbo é o responsável pelo desenvolvimento das carruagens elétricas, financiado pela plataforma Semente do MPMG, que apoia iniciativas socioambientais. Além disso, o projeto prevê uma fase de transição cuidadosa, assegurando que os cavalos recebam abrigamento adequado e sejam encaminhados para adoção responsável. 

O protótipo é o marco inicial para a transição das charretes de tração animal no município. Gradativamente, serão substituídos os cavalos pelas charretes elétricas ao longo dos próximos meses. De acordo com município, o MPMG financiará a produção de dez carruagens elétricas, com o primeiro protótipo em fase de testes, acompanhado de avaliações técnicas de engenheiros e dos próprios charreteiros.

Com a previsão de fabricação de 30 carruagens elétricas, a administração municipal estima que, em breve, moradores e turistas poderão apreciar passeios mais seguros e ecológicos no centro histórico de Tiradentes, promovendo uma experiência turística que respeita tanto o ambiente quanto os animais.

“O Projeto transição da Tração Animal para a inovação de Tiradentes passará por diversas etapas, dentre elas, os cuidados com os animais. Essa iniciativa é apoiada pela Semad e construída em parceria, de forma a garantir a abordagem de saúde única e a sustentabilidade, integrando o bem-estar animal, humano e ambiental”, frisou a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho. 

Loreena Cordeiro
Ascom/Sisema