O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foi homenageado com o “Prêmio Gestão Ambiental 2024” pela Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta. A premiação reconhece iniciativas socioambientais de destaque desde 2004.
O projeto, que tem como objetivo preparar jovens para uma vida adulta mais consciente e sustentável, se destacou por suas ações em educação ambiental e humanitária. A iniciativa busca formar cidadãos capazes de promover mudanças positivas em prol do meio ambiente e da sociedade.
Reconhecimento à gestão ambiental
O “Prêmio Gestão Ambiental”, concedido pela Zeladoria do Planeta, celebra projetos que demonstram compromisso com a preservação ambiental, o uso responsável dos recursos naturais e a luta contra a degradação ambiental. A organização é conhecida por apoiar e incentivar ações de conscientização comunitária e novas tecnologias voltadas à conservação ecológica, além de promover publicações e eventos sobre sustentabilidade.
Para o secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Leonardo Monteiro, o reconhecimento ao programa reflete a relevância da pauta ambiental no contexto atual. “A questão ambiental é o grande desafio da humanidade, e o meio ambiente já nos dá sinais claros de que é preciso agir. O Governo Zema, junto com a Semad, está comprometido em continuar desenvolvendo iniciativas importantes para o presente e o futuro”, destacou.
Evento de celebração
A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu na quinta-feira (14). Receberam o prêmio o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco; a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica, Patrícia Carvalho da Silva, e o diretor de Educação Ambiental, Ricardo Cottini.
Gestão ambiental
Práticas de gestão ambiental, como reflorestamento, combate à poluição, gestão de resíduos e valorização de áreas verdes são cruciais para mitigar os impactos das atividades humanas. Iniciativas como o JMS não apenas formam cidadãos mais conscientes, mas também fortalecem o compromisso de Minas Gerais com um futuro sustentável.
A premiação reforça a importância de políticas públicas integradas e ações locais para enfrentar os desafios globais de preservação ambiental e sustentabilidade.
Loreena Cordeiro
Ascom/Sisema