Bacia do Doce é representada em maquete inédita

Notícia

Criado: Qua, 13 dez 2006 11:45 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:39


Mais de 70 pessoas de diferentes segmentos sociais se reuniram ontem (11/12) no Parque Ipanema, área central de Ipatinga-MG, para construir o protótipo da Grande Maquete da Bacia do Rio Doce, iniciativa inédita na região.  A oficina foi coordenada por uma equipe de trabalho multidisciplinar, composta por arquitetos, geógrafos, biólogos, engenheiros, artista plástico, maquetista e ferro-modelista.

“A proposta é integrar o conhecimento local e as informações técnicas na construção de uma obra que na versão final terá aproximadamente 200m2, e revelará as riquezas naturais, as potencialidades turísticas e sociais, os problemas ambientais e as atividades econômicas da região”, explica o secretário de Desenvolvimento de Ipatinga, Marco Sena, que fez a abertura dos trabalhos.

A maquete é um produto do Programa Geração Futura, um dos pontos fortes do 3º Fórum das Águas do Rio Doce, que acontecerá no município entre os dias 28 a 31 de março de 2007. Com acesso gratuito para a população infantil e adulta, o Fórum espera receber durante os quatro dias do evento cerca de 70 mil pessoas, entre elas 10 mil crianças, adolescentes e jovens que participarão do Programa Geração Futura (feira escolar, oficinas educativas, exposições de trabalho, cursos de capacitação).

O idealizador do Fórum e do Programa Geração Futura é o Projeto Águas do Rio Doce, que tem como parceiros a Agência Nacional das Águas (ANA), o Instituto Estadual de Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo (IEMA), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), a Prefeitura de Ipatinga, a Companhia Vale do Rio Doce, a Samarco, Fundação Relictos e os comitês de bacias hidrográficas estaduais que compõem a bacia do Doce, entre outras importantes instituições.

MAQUETE Para a coordenadora do 3º Fórum das Águas do Rio Doce, Zaira Paiva, a maquete da bacia possibilitará uma visão de conjunto de todo o território da bacia. “A obra apresentará em três dimensões o relevo, os cursos d’água, os lagos, a cobertura vegetal, as áreas de proteção ambiental e os grandes empreendimentos”, enumera.
Uma das principais atrações da maquete será a operação simulada da Estrada de Ferro Vitória-Minas. A mais importante ferrovia do país, em operação desde 1904, será reproduzida com riqueza de detalhes. “Além de construir os trenzinhos em movimento, as estações centrais, os pontilhões e viadutos, vamos destacar a importância da mineração para o desenvolvimento econômico e social da bacia do rio Doce. Vale dizer que será dada ênfase às medidas que estão sendo implantadas para a minimização dos impactos ambientais causados por tais atividades”, explica Zaira Paiva.

 

news_1