Semad realiza oficina sobre mudanças climáticas em Nova Serrana

Notícia

Criado: Sex, 04 jul 2025 17:59 | Atualizado: Sex, 04 jul 2025 18:00
Ação do programa "Clima na Prática" reúne representantes de cinco municípios e fortalece políticas ambientais na região do Alto São Francisco

Foto: Divulgação Sisema
A metodologia utilizada na oficina é voltada para municípios de médio porte que ainda não possuem políticas climáticas definidas ou que buscam revisar e validar suas iniciativas
A metodologia utilizada na oficina é voltada para municípios de médio porte que ainda não possuem políticas climáticas definidas ou que buscam revisar e validar suas iniciativas

A cidade de Nova Serrana, localizada na região do Alto São Francisco, recebeu nesta semana, mais uma edição da oficina Clima na Prática, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). A iniciativa tem como objetivo apoiar municípios considerados mais vulneráveis às mudanças climáticas na elaboração de políticas públicas voltadas à adaptação e mitigação de seus efeitos.

A atividade reuniu 32 participantes, entre representantes de cinco municípios — Martinho Campos, Moema, Pequi, Nova Serrana e Pains — e integrantes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Centro-Oeste Mineiro (Consane), que atende 41 cidades da região. Também participaram alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Segundo a diretora de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Semad, Ana Paula Costa Ramos, a proposta do programa é acompanhar de perto os municípios com maior grau de vulnerabilidade climática. “A oficina oferece uma metodologia prática e acessível para que esses municípios consigam estruturar suas ações climáticas mesmo sem contar com equipes técnicas especializadas”, afirmou.

A metodologia utilizada na oficina, chamada Clima na Prática, é voltada especialmente para municípios de médio porte que ainda não possuem políticas climáticas definidas ou que buscam revisar e validar suas iniciativas existentes. A abordagem permite orientar os gestores públicos na criação de ações estratégicas em áreas como agropecuária, cobertura vegetal nativa, urbanismo, mobilidade, energia, gestão de riscos e cooperação regional.

O modelo adotado possibilita, ainda, a capacitação técnica das equipes locais e o posicionamento estratégico das cidades diante dos desafios ambientais.

As próximas oficinas já têm data marcada. No dia 30 de julho, o projeto estará em Itamarandiba, na região do Jequitinhonha, e no dia 13 de agosto em Paracatu, no Noroeste mineiro. 

Municípios interessados em participar podem entrar em contato pelos e-mails: sabrina.accioly@meioambiente.mg.gov.br e dsemc.sqmc@meioambiente.mg.gov.br.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema