A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) deu um importante passo para aprimorar a educação ambiental e a sustentabilidade em Minas Gerais com o lançamento do SIGA 3.0, a nova plataforma de gestão de resultados do Programa AmbientAÇÃO. A novidade foi apresentada como parte das comemorações pelos 20 anos do programa e já começa a ser utilizada em 2025, com o objetivo de tornar a gestão das ações e indicadores ambientais mais eficiente e acessível para as organizações parceiras.
O Programa AmbientAÇÃO tem como foco principal as linhas de ação "Consumo Consciente" e "Gestão de Resíduos". Ao longo de duas décadas, o programa se consolidou como uma referência na área de educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar servidores e organizações sobre a importância da preservação dos recursos naturais e o uso responsável dos bens públicos.
O SIGA 3.0 é uma evolução do Sistema Integrado de Gestão, uma plataforma inovadora que facilita o lançamento e monitoramento de dados relacionados às ações educativas promovidas pelas organizações parceiras. Com um sistema simplificado, a nova plataforma proporciona uma gestão mais ágil e transparente, permitindo desde o cadastro até a certificação com o Selo 5 Estrelas de Sustentabilidade, concedido às instituições que atendem aos critérios estabelecidos nas diversas modalidades temáticas do programa.
De acordo com o diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini, o objetivo do SIGA 3.0 é otimizar os processos de gestão e permitir que as comissões setoriais acompanhem os avanços das ações dentro das organizações públicas de forma mais prática. “O novo sistema foi desenvolvido para que o processo educativo seja incorporado à rotina dos servidores, incentivando a aplicação dos 8 R’s – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar, Respeitar, Responsabilizar-se, Repassar e Reciclar”, explica Cottini.
O AmbientAÇÃO continua com o foco central no Consumo Consciente, visando sensibilizar os servidores sobre a responsabilidade no uso adequado dos bens e serviços públicos, promovendo a economia de recursos naturais, a redução de desperdícios e o reaproveitamento de materiais. A plataforma também incentiva a escolha de produtos com menor impacto ambiental, como os recicláveis ou produzidos de forma mais sustentável.
O servidor gestor do programa AmbientAÇÃO, Walter Couto, explica que a constante evolução das práticas de consumo exige que o programa se adapte às novas demandas sociais e comportamentais. "A educação ambiental precisa acompanhar as mudanças da sociedade. O SIGA 3.0 é um reflexo dessa necessidade, oferecendo mais ferramentas para que servidores e organizações públicas possam aplicar os conceitos de sustentabilidade de maneira eficaz e prática", complementa.
Com o lançamento do SIGA 3.0, o programa AmbientAÇÃO se moderniza, consolidando-se como uma das principais iniciativas de educação ambiental no Estado e garantindo que as boas práticas ambientais sejam disseminadas nos órgãos públicos.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema