Operação ambiental fiscaliza uso irregular da água no Alto São Francisco e aplica R$ 190 mil em multas

Notícia

Criado: Seg, 16 jun 2025 17:01 | Atualizado: Ter, 17 jun 2025 17:24
Ação da Semad inspecionou sistemas de irrigação em cinco municípios e identificou captação ilegal de recursos hídricos

Foto: Divulgação Sisema
Entre as principais infrações encontradas estão a captação ou desvio de água sem a devida outorga
Entre as principais infrações encontradas estão a captação ou desvio de água sem a devida outorga

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou entre os dias 9 e 13 de junho a Operação Deméter II, com foco no combate a irregularidades ambientais relacionadas ao uso da água na região do Alto São Francisco. A ação resultou na aplicação de aproximadamente R$ 190 mil em multas.

A fiscalização ocorreu nos municípios de Martinho Campos, Pompéu, Pitangui, Formiga e Pimenta, com ênfase em propriedades rurais que utilizam sistemas de irrigação por pivô central, com ou sem autorização legal (outorga). No total, foram 14 alvos fiscalizados, abrangendo cerca de 2.064 hectares dedicados ao plantio de culturas anuais.

Entre as principais infrações encontradas estão a captação ou desvio de água — superficial ou subterrânea — sem a devida outorga, ou em desacordo com os termos estabelecidos, além da falta de apresentação de dados de medição do uso da água.

As áreas fiscalizadas foram mapeadas por meio da Consulta de Decisões de Outorgas de Direito de Uso, da Plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-Sisema) e do programa Brasil Mais.

Segundo a chefe da Unidade Regional de Fiscalização do Alto São Francisco da Semad, Dalila Mendes Leonardo, a operação teve como objetivo principal “garantir o cumprimento da legislação ambiental, proteger os recursos hídricos e promover a regularização das atividades que utilizam a água de forma significativa”.

Além da punição, a ação também teve caráter educativo, orientando os usuários sobre a necessidade de regularização e o manejo responsável dos recursos naturais.

A Operação Deméter II dá continuidade aos esforços iniciados em abril deste ano, quando a primeira edição da fiscalização foi realizada no município de Bom Despacho, em área de conflito do Rio Picão. Na ocasião, foram fiscalizados cerca de 520 hectares destinados à agricultura.

Novas ações estão previstas ainda para este ano, reforçando o compromisso do Estado com a preservação ambiental e o uso sustentável da água no território mineiro.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema