Minas Gerais apresenta avanços em políticas climáticas na Semana do Clima de Londres

Notícia

Qua, 25 jun 2025
Avanços no Plano de Ação Climática de Minas destacam recuperação de áreas rurais e redução do uso de combustíveis fósseis

Foto: Semad / Divulgação
As estratégias mineiras foram bem avaliadas pelos participantes internacionais, especialmente as parcerias que envolvem o setor produtivo como agente ativo na transição climática
As estratégias mineiras foram bem avaliadas pelos participantes internacionais, especialmente as parcerias que envolvem o setor produtivo como agente ativo na transição climática

 

O Governo de Minas Gerais marca presença na 7ª edição da London Climate Action Week (LCAW 2025), maior festival climático urbano da Europa, realizado entre os dias 21 e 29 de junho, em Londres. O evento reúne mais de 45 mil participantes anualmente e destaca soluções climáticas inovadoras e colaborações globais para a neutralidade de carbono.

Representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Melo Franco, participa de uma série de debates que envolveram temas como soluções climáticas para o Sul Global, agricultura regenerativa e o papel de estados subnacionais na liderança da ação climática.

“Tivemos um importante debate com representantes de estados subnacionais de diversas partes do mundo, como Califórnia (EUA), regiões da Austrália e estados brasileiros como Acre, Mato Grosso e Minas Gerais. Foi um momento rico para alinhar desafios comuns e discutir soluções integradas”, destacou o subsecretário.

Durante sua participação, Diogo Melo Franco apresentou os avanços do Plano de Ação Climática de Minas, com ênfase em duas frentes prioritárias: a recuperação de áreas degradadas em propriedades rurais, com apoio do setor privado ao produtor rural; e a redução do uso de combustíveis fósseis no transporte de carga e passageiros.

As estratégias mineiras foram bem avaliadas pelos participantes internacionais, especialmente as parcerias que envolvem o setor produtivo como agente ativo na transição climática.

A edição deste ano também marcou os 10 anos da campanha "Under2 Coalition", iniciativa que reúne estados e regiões comprometidos com metas ambiciosas de neutralidade de carbono até 2050. Minas Gerais é signatário da coalizão e reforçou seu compromisso com a governança climática em todos os níveis — estadual e municipal.

Ascom/Sisema