O Governo de Minas Gerais marca presença na 7ª edição da London Climate Action Week (LCAW 2025), maior festival climático urbano da Europa, realizado entre os dias 21 e 29 de junho, em Londres. O evento reúne mais de 45 mil participantes anualmente e destaca soluções climáticas inovadoras e colaborações globais para a neutralidade de carbono.
Representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Melo Franco, participa de uma série de debates que envolveram temas como soluções climáticas para o Sul Global, agricultura regenerativa e o papel de estados subnacionais na liderança da ação climática.
“Tivemos um importante debate com representantes de estados subnacionais de diversas partes do mundo, como Califórnia (EUA), regiões da Austrália e estados brasileiros como Acre, Mato Grosso e Minas Gerais. Foi um momento rico para alinhar desafios comuns e discutir soluções integradas”, destacou o subsecretário.
Durante sua participação, Diogo Melo Franco apresentou os avanços do Plano de Ação Climática de Minas, com ênfase em duas frentes prioritárias: a recuperação de áreas degradadas em propriedades rurais, com apoio do setor privado ao produtor rural; e a redução do uso de combustíveis fósseis no transporte de carga e passageiros.
As estratégias mineiras foram bem avaliadas pelos participantes internacionais, especialmente as parcerias que envolvem o setor produtivo como agente ativo na transição climática.
A edição deste ano também marcou os 10 anos da campanha "Under2 Coalition", iniciativa que reúne estados e regiões comprometidos com metas ambiciosas de neutralidade de carbono até 2050. Minas Gerais é signatário da coalizão e reforçou seu compromisso com a governança climática em todos os níveis — estadual e municipal.
Ascom/Sisema