O Governo de Minas acompanha de perto as ações para restabelecer os serviços de saúde em Ubá, na Zona da Mata, após as fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. Nesta quarta-feira (4/3), equipes do Estado estiveram na cidade para avaliar os danos nas unidades de saúde, acompanhar a retomada dos atendimentos e alinhar, junto à prefeitura, as medidas emergenciais para reorganizar a assistência à população.
“Agora é o momento da reconstrução. A prioridade é garantir que a saúde continue funcionando e que a população não fique sem atendimento”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante visita ao município, quando também vistoriou as instalações do hospital de campanha que será utilizado como estrutura de apoio à assistência na cidade.
Entre as medidas emergenciais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) enviou novas câmaras frias para recompor a estrutura de armazenamento de medicamentos e vacinas perdida durante a enchente. Os equipamentos foram instalados na Secretaria Municipal de Saúde, onde passou a funcionar provisoriamente a nova farmácia municipal.
Parte dos medicamentos já foi entregue e novos lotes seguem chegando para recompor os estoques perdidos. O plano emergencial também prevê a reorganização da assistência especializada, após os danos à Policlínica e ao Centro de Especialidades Odontológicas. Os atendimentos serão redistribuídos na rede local, com apoio de hospitais da região e estruturas mobilizadas para garantir a continuidade da assistência.
A vacinação também foi reforçada no município, diante do risco de aumento de doenças após enchentes e da proximidade do período sazonal de doenças respiratórias. Para ampliar o acesso da população às vacinas, o Vacimóvel está em atendimento na região central de Ubá, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas.
Além disso, o Governo de Minas está destinando cerca de R$ 8,3 milhões para Ubá em adiantamentos e reforços financeiros emergenciais para fortalecer a assistência à saúde no município.
Mobilização integrada
A visita reuniu representantes de diferentes áreas do Governo de Minas, reforçando a atuação integrada para apoiar a recuperação do município. O coordenador de Estado de Defesa Civil (Cedec), coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, destacou que o Estado mantém equipes mobilizadas desde as primeiras horas após o desastre.
“Desde a primeira hora o Estado esteve presente e permanecerá até quando for necessário, com equipes e equipamentos mobilizados para apoiar a recuperação da região”, afirmou.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Costa, destacou que o Governo de Minas também atua para apoiar a retomada das atividades econômicas no município.
“Estamos trabalhando para ampliar as linhas de crédito e apoiar comerciantes e empresários que foram afetados pelas enchentes, ajudando a cidade a reconstruir sua atividade econômica”, afirmou.
O diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo Fonseca, explicou que o órgão também atuou no monitoramento das condições meteorológicas e no suporte técnico às equipes de campo, em apoio às ações da Defesa Civil.
“Nossa equipe trabalhou em regime de plantão para garantir que as informações de previsão do tempo chegassem em tempo às equipes de resposta”, explicou.
O prefeito de Ubá, José Damato, ressaltou a importância do apoio do Estado para a reorganização da rede municipal de saúde.
“Perdemos medicamentos e vacinas com a enchente, e o apoio do Governo de Minas tem sido fundamental para restabelecer o atendimento à população”, afirmou.
O Governo de Minas segue mobilizado para apoiar a recuperação dos serviços públicos e garantir assistência adequada à população atingida pelas chuvas.
Ações do Sisema
O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) está atuando de forma integrada com o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e a Defesa Civil em outras frente no apoio às ações de resposta aos eventos climáticos extremos registrados na Zona da Mata.
Além do monitoramento meteorológico e hidrológico, a atuação envolve apoio técnico, uso de tecnologia para identificação de áreas de risco e suporte logístico às equipes que atuam diretamente no atendimento à população.
O monitoramento das condições meteorológicas e hidrológicas é realizado pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), operado pelo Igam. Por meio desse sistema, o Estado realiza diariamente a previsão detalhada do tempo para todo o território mineiro, com atenção especial às regiões com maior probabilidade de ocorrência de chuvas intensas. Esse trabalho é realizado em parceria com a Defesa Civil Estadual, responsável pela difusão dos alertas à população.
Nos últimos dois anos, o Estado realizou investimentos de aproximadamente R$ 3,5 milhões para fortalecer a infraestrutura tecnológica da Sala de Situação do SIMGE, ampliando as ferramentas de monitoramento e a capacidade operacional das equipes.
O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar formada por meteorologistas e hidrólogos que utilizam diversas tecnologias, como radares meteorológicos, imagens de satélite, estações automáticas de monitoramento e sistemas de detecção de descargas atmosféricas.
Apoio operacional às equipes de resgate
Além do suporte técnico e do monitoramento ambiental, o Sisema também tem contribuído com apoio logístico às equipes que atuam diretamente nas operações de resposta.
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) disponibilizou aeronave para apoio às operações de busca e resgate conduzidas pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. O Guará 02 foi utilizada para auxiliar nas operações em áreas de difícil acesso, ampliando a capacidade de localização de vítimas e de avaliação das áreas atingidas.
Uso de tecnologia
A Semad também contribui com o trabalho de monitoramento por meio da disponibilização e da análise automatizada de imagens de satélite, utilizadas com o objetivo de emitir alertas de deslizamentos; identificar áreas suscetíveis a deslizamentos; acompanhar alterações no uso do solo e mapear áreas potencialmente afetadas por eventos climáticos extremos
Foram disponibilizadas informações provenientes do sistema Harpia, voltado para o monitoramento da cobertura do solo, mantido pela Semad e pelo IEF, que oferece imagens de satélite de alta resolução, atualizadas diariamente em todo o território estadual, além de imagens com até 30cm de resolução espacial, que oferecem elevado grau de detalhamento do território e possibilitam análises ainda mais detalhadas.
Essas informações são compartilhadas com os órgãos de resposta, auxiliando na definição de prioridades de atuação e na identificação de áreas que exigem maior atenção.
Ascom Sisema e Agência Minas

