Semad participa da Capacitação em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos promovida pela Recicla Latas

PDFImprimirE-mail

MINAS RECICLA ENERGIA DENTRO

Evento de capacitação para gestão de resíduos sólidos tem o apoio da Semad e outras instituições

Gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participaram, na última semana, do evento de Capacitação em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para Gestores Públicos Municipais - Edição Sudeste, promovido pelo Recicla Latas.

A superintendente de Resíduos, Alice Libânia, e a diretora de Resíduos Sólidos Urbanos, Débora Nery, ministraram palestra durante o evento. A superintendente falou sobre as diretrizes para implementação, operacionalização e monitoramento dos sistemas de logística reversa no Estado de Minas Gerais, regulamentadas pela Deliberação Normativa Copam nº 249/2021.

“A capacitação realizada pela Recicla Latas é excelente para atualizar os gestores municipais em relação às ações em curso na temática de gestão de resíduos sólidos, além de ser um rico ambiente de troca de experiências positivas" ressaltou.

Já a diretora de Resíduos Sólidos Urbanos, Débora Nery, relatou a experiência dos consórcios intermunicipais na gestão de resíduos sólidos em Minas Gerais. “Foi muito interessante e importante falar sobre as experiências dos consórcios intermunicipais de Minas Gerais quanto à gestão dos resíduos sólidos urbanos, uma vez que a gestão consorciada dos resíduos é uma estratégia importante, principalmente para os municípios de menor porte”.

A capacitação foi uma realização da Recicla Latas, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas/RJ), a Semad/MG, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama/ES), a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), e a Polen.

Wilma Gomes
Ascom/Sisema