Superintendências regionais se reúnem em Itaúna

Com objetivo de analisar e comparar os resultados dos trabalhos das Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams) no primeiro semestre de 2009, representantes das nove Suprams se reuniram em Itaúna, entre os dias 24 e 26 de junho. Esta foi a 7ª Reunião de Alinhamento Estratégico, encontro que acontece quatro vezes durante o ano.

Na abertura do evento, o Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Shelley de Souza Carneiro, relembrou que a descentralização do licenciamento no Estado é um modelo inovador e democrático. O Secretário-Adjunto também deu enfoque para a relação das lideranças nas Suprams com seus colaboradores. “É preciso sair do tecnicismo. O ser humano que está com vocês é o nosso maior valor”, ressaltou.

Dando início aos trabalhos, os participantes fizeram atividades que integram o Projeto SuperAÇÃO, coordenado pelo Professor Eustáquio Penido, da Fundação Dom Cabral. Durante as atividades, foram resgatados conceitos como liderança de equipes, confiança, motivação e resultado. Todas as Supram e os setores de apoio receberam um exemplar do livro “Os 5 Desafios das Equipes”, uma fábula do autor Patrick Lencioni sobre liderança.

No segundo dia do encontro, os participantes acompanharam a exposição da finalidade, contextualização, situação atual, constatações e o plano de ação da Diretoria de Otimização de Processos (DIOP). Foram realizadas ainda reuniões setorizadas com quatro grupos diferentes: Superintendentes, Chefes do Núcleo Jurídico, Diretores de Apoio Operacional e Diretores de Apoio Técnico, com apoio do pessoal do Sisema, permitindo um alinhamento de conceitos e diálogos mais aprofundados sobre os assuntos de responsabilidade de cada setor.

Para o dia do encerramento, a Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Pedrosa e equipe, falaram sobre processos de outorga em área de conflito; outorga coletiva; papel, responsabilidade e relacionamento entre Suprams, Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) e Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH); ações de entrosamento e organização dos Comitês, a sociedade e o Sisema. Neste mesmo dia ainda foi apresentada e discutida a planilha de custos do processo de licenciamento ambiental.

O próximo encontro deverá ser realizado no início de outubro, na região da Zona da Mata.