Forea discute desafios ambientais da Zona da Mata

Cerca de 400 pessoas participaram do 4º Fórum Regional de Educação Ambiental (Forea), que aconteceu entre os dias 24 e 26 de junho, em Pedra Dourada, Zona da Mata Mineira. Na abertura do evento, estiveram presentes os 14 prefeitos dos municípios que fazem parte do circuito Brigadeiro/Caparaó, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti, e o secretário Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho.

O secretário proferiu a palestra de abertura com o tema “Brigadeiro/Caparaó: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental: Novos desafios” e ressaltou a importância do evento. “Este fórum tem contribuído decisivamente para que essa região, por conta do engajamento das autoridades locais e da comunidade, tenha uma percepção mais avançada dos novos tempos que teremos que viver neste século”, destacou.

José Carlos Carvalho falou das mudanças de paradigmas que precisam ser enfrentadas neste século. “Se as mudanças não começarem na nossa cabeça jamais vão criar raízes na sociedade. Uma floresta inteira começa com uma semente. É preciso plantar sementes de transformação nas nossas consciências para que possamos legar aos nossos descendentes uma qualidade de vida e um meio ambiente melhor do que o que herdamos dos nossos antepassados”, afirmou o secretário.

Ainda na abertura do evento, os produtores rurais Geraldo Cândido da Silva e Adinar Monteiro de Paula e o diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, receberam medalhas e diplomas de mérito ambiental, pelos relevantes serviços desenvolvidos em prol do meio ambiente na região.

Nos dias 24 e 25 de junho, foram realizadas palestras e oficinas relacionadas às questões ambientais da região, como averbação da reserva legal, financiamento para produtores rurais, crédito de carbono e pagamento por serviços ambientais. No dia 26, ocorreu a reunião com representantes dos municípios e coordenação técnica do fórum para elaboração do documento final, contendo balanço, avaliação do evento e proposições para a próxima edição. Foi definido que o 5º Forea terá como sede o município de São Francisco do Glória e será realizado em junho de 2010.

Forea - O Fórum Regional de Educação Ambiental, que acontece anualmente em cidades da região, é uma promoção do Sistema Estadual de Meio Ambiente, através do IEF, em parceria com a ONG Ambiente Brasil, Polícia Militar do Meio Ambiente e  Superintendência Regional de Educação de Carangola e tem o objetivo de discutir as questões ambientais locais.

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acesse a galeria de fotos do Governo de Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.