URC Norte de Minas realiza 50ª Reunião Ordinária

Evento relembrou a importância da gestão participativa entre poder público, setor produtivo e sociedade civil.

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio da Unidade Regional Colegiada (URC) do Norte de Minas do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) comemorou na última terça (16), em Montes Claros, a 50ª Reunião Ordinária.

No evento, a Superintendente Regional do Norte de Minas, Laís Fonseca, lembrou que desde a primeira reunião ordinária, realizada em 2004, a URC Norte julgou 305 processos de licenciamento e concedeu 1.268 autorizações ambientais de funcionamento (AAF). "A atuação da Supram Norte de Minas é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da região", observou a superintendente.

Em seguida, receberam homenagens pelos trabalhos desenvolvidos na região: o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, o Secretário Adjunto e presidente da URC Norte, Shelley de Souza Carneiro, o Superintendente de Licenciamento e Atos Autorizativos, Rogério Noce, a Superintende Regional do Alto São Francisco, Maria Cláudia Pinto e os conselheiros da URC Norte, por meio da conselheira Mônica Ladeira.

De acordo com o secretário José Carlos Carvalho, a URC é o exemplo, na prática, de como fazer uma governança nova, baseada no princípio da gestão colegiada e participativa. "Este foi o propósito que inspirou o processo de descentralização da administração pública do estado, sem perder de vista a conquista que foi o pioneirismo da criação do Copam, que nasceu em Minas, antes mesmo da criação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama)", afirmou.

O secretário observou que essa estrutura do Copam permite uma harmonização dos interesses, derrubando o velho paradigma da decisão monolítica. "Essa é a melhor maneira no plano institucional de administrar o bem-comum, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais", finalizou.

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.