Encontro debate projetos científicos na área de recursos hídricos

Pesquisadores e gestores da bacia do rio Doce debatem, em Ouro Preto, trabalhos científico-tecnológicos na área de recursos hídricos.

Aspectos culturais, ações de conservação, diversidade, problemas e soluções ambientais são objetos de estudo de 38 pesquisadores mineiros e capixabas, que se encontram entre os dias 17 e 19 de junho, em Ouro Preto, durante o 4º Encontro Técnico-Científico em Suporte à Gestão de Recursos Hídricos do Doce. Representando sete instituições de ensino e pesquisa, os estudiosos irão apresentar e debater seus trabalhos que podem contribuir com o desenvolvimento da gestão das águas.

O evento é uma promoção da Rede de Ciência, Tecnologia e Inovação em Suporte à Gestão das Águas da Bacia do Doce (Rede CTI Doce), com o apoio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), Agência Nacional de Águas (ANA), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e das Secretarias de Ciência e Tecnologia dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A abertura do evento será às 19h, na Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e contará com a presença do representante da ANA, Ney Murtha, do vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Francisco Lobato, do diretor de Recursos Hídricos do Iema, Fábio Ahnert, e da diretora-geral do Igam, Cleide Izabel Pedrosa. "Os trabalhos técnico-científicos são fundamentais para que os órgãos gestores desenvolvam suas políticas de maneira mais eficiente e proponham soluções e intervenções estratégicas", afirma Cleide Pedrosa.

Nos três dias de eventos, o público participará de palestras, apresentações orais e em pôsteres e mini-cursos. "O encontro será uma oportunidade para os pesquisadores trocarem experiências com os representantes dos órgãos gestores das águas que atuam na bacia do Doce. É, ainda, incentivo à cooperação entre os públicos participantes", destaca o coordenador do evento, Edmilson Costa Teixeira.

No encontro, será criada uma Sub-Rede da Rede CTI-Doce, com a participação de estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, vinculados a instituições-membro da Rede. "A Sub-Rede será muito importante no suporte ao fortalecimento da gestão das águas do Doce. Exemplificando, três cursos de capacitação que serão oferecidos durante o evento, terão mestrandos e doutorandos como instrutores", ressalta Edmilson Teixeira.

A Rede CTI Doce foi criada em 2006, durante o 2º Fórum das Águas do Rio Doce e tem como Secretaria-Executiva o Projeto Águas do Rio Doce. Participam do grupo, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), representando Minas Gerais. Pelo Espírito Santo, participam a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.