Secretário anuncia investimento de R$ 2 mi no Monumento Natural Peter Lund

Serão investidos R$ 2 milhões em estrutura, reformas e ampliações de espaços já existentes no Monumento Natural Estadual Peter Lund.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, anunciou nessa terça-feira (28), durante a solenidade de posse do Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Peter Lund, a liberação de R$ 2 milhões para investimento na Unidade de Conservação (UC).

De acordo com o secretário, o recurso deverá ser utilizado na melhoria da infra-estrutura da Unidade, podendo ser investido em reformas e ampliações de espaços já existentes ou construção de novas obras, como receptivo turístico e sede administrativa. Carvalho explicou que o recurso será liberado no orçamento do governo de 2009 para o Instituto Estadual de Florestas (IEF), responsável pela administração do Monumento.

O anúncio foi comemorado pelos recém-empossados conselheiros e pelo presidente do Conselho e gerente da UC, Mário Lúcio de Oliveira. O gerente ressaltou a importância do Monumento, que no ano passado recebeu mais de 40 mil turistas e nos últimos cinco anos mais de 200 mil, se tornando uma das UCs mais visitadas de Minas Gerais. O Monumento Natural abriga diversas grutas, dentre elas, destaca-se a de Maquiné.

O representante dos conselheiros, Raimundo Alves de Jesus, da prefeitura municipal de Cordisburgo, declarou o compromisso com a gestão do Monumento. "Agradecemos a oportunidade e reafirmamos nosso compromisso com a Unidade de Conservação. Vamos agir em favor do meio ambiente", declarou.

José Carlos Carvalho ressaltou a importância da parceria entre governo e sociedade civil na gestão do patrimônio natural mineiro. "O que estamos fazendo é colocar em prática uma iniciativa que tem orientado as ações do Governo de Minas, que é transformar a democracia participativa numa ferramenta decisória efetiva", disse.

O secretário também destacou que um dos papéis fundamentais do Conselho Consultivo das Unidades de Conservação é o de harmonizar interesses locais. "É preciso pensar a gestão de uma UC no contexto onde ela está inserida. A UC é uma oportunidade de desenvolvimento sócio-ambiental para a comunidade", finalizou.

Minas e Dinamarca estudam parceria para conservação de patrimônio histórico

Minas Gerais iniciou entendimentos com o Governo da Dinamarca para ampliar a proteção e conservação do patrimônio natural e histórico da região cárstica de Lagoa Santa. José Carlos Carvalho apresentou recentemente ao cônsul da Noruega, e no começo do ano ao embaixador da Dinamarca, o trabalho de conservação que o Governo de Minas vem desenvolvendo nos locais pesquisados por Peter Lund, especialmente nas UCs administradas pelo IEF: o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa, e o Monumento Natural Peter Lund, em Cordisburgo.

O Museu de Copenhague abriga uma ampla coleção de objetos coletados por Lund em Minas Gerais. Segundo José Carlos Carvalho, uma das possibilidades é criar, nas unidades, espaços de exposição do acervo de Peter Lund existente no Brasil, transformado-as numa espécie de extensão do Museu da capital dinamarquesa.

As UCs vêm recebendo especial atenção do Governo, que investiu em 2007 cerca de R$ 5 milhões na aquisição de áreas para sua regularização fundiária e na realização de estudos como a elaboração do Plano de Manejo do Sumidouro. Até o final de 2008 serão investidos cerca de R$ 25 milhões para a efetiva conservação da área.

Gruta de Maquiné e Circuito das grutas

A Gruta de Maquiné é considerada uma das mais belas do mundo, tendo a mais alta classificação do gênero: três estrelas. Maquiné também é o berço da paleontologia brasileira, sendo inicialmente explorada pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund em 1834. A gruta compõe o Circuito de Grutas de Minas Gerais, com mais de 500 cavernas espalhadas em treze municípios.