Semad participa do Circuito de Brechós com foco em educação ambiental e consumo consciente

Divulgação Sisema

Brechointerna

O evento reuniu 32 expositores e teve como objetivo promover a sustentabilidade no setor da moda

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) participou do Circuito de Brechós, realizado entre os dias 13 e 15 de setembro no Ponteio Lar Shopping, em Belo Horizonte. O evento, que reuniu 32 expositores, teve como objetivo promover a sustentabilidade no setor da moda, destacando a importância dos brechós como alternativa para o consumo consciente e a redução de resíduos.

Representando a Semad, Ricardo Cottini, diretor de Educação Ambiental, conduziu palestras e bate-papos sobre moda sustentável e o papel dos brechós na minimização dos impactos ambientais. Ele ressaltou a relevância de repensar o consumo, destacando que a indústria da moda é a segunda maior poluidora do mundo, sendo responsável por grandes emissões de CO2 e a degradação do solo, água e ar. "É fundamental que o consumidor tenha consciência de seu papel e recuse itens agressivos ao meio ambiente", enfatizou Cottini.

A participação da Semad no evento também se alinha ao Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), desenvolvido pela secretaria. O programa, voltado para estudantes de escolas públicas, tem o objetivo de sensibilizar jovens sobre práticas sustentáveis, como o uso de brechós para promover a reutilização de roupas e a reciclagem de resíduos sólidos. “Nas atividades do JMS previstas para setembro e outubro, estão ações que incluem a realização de feiras de brechós nas escolas, reforçando a importância de uma moda mais consciente e menos poluente”, explicou Cottini.

As organizadoras do Circuito de Brechós, Dairlane Torres, Lidiane Almeida e Puquéria Rezende, destacaram a importância da iniciativa para o empreendedorismo feminino e a proteção ambiental. "O comércio de brechós é uma forma de resiliência dos pequenos empreendedores e uma oportunidade de unir geração de renda com a paixão pela sustentabilidade", afirmaram.

O Circuito de Brechós, que contou com entrada gratuita e atraiu um público diversificado, reforçou a importância de iniciativas que integram moda, economia e meio ambiente. Para Ricardo Cottini, o papel dos brechós vai além da simples comercialização de peças usadas: “Eles contribuem para uma nova cultura de consumo, evitando que toneladas de roupas sejam descartadas de maneira inadequada e mostrando que muitas peças podem ser reutilizadas ou repaginadas, promovendo um ciclo de consumo mais sustentável”, concluiu.

Loreena Cordeiro