Sisema participa de Seminário para Preparação e Resposta ao Período Chuvoso 2024/2025

Divulgação Sisema

SeminarioChuvas02interna

O seminário teve como principal objetivo preparar os municípios para enfrentar as adversidades causadas pelas chuvas

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participou, nessa terça-feira (17), do Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 2024/2025, promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) de Minas Gerais. Representantes da Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) participaram das discussões e debates para fortalecimento e integração entre os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O Seminário, que teve ainda como objetivo capacitar profissionais para a gestão de riscos durante o período chuvoso, contou com a presença de mais de 500 pessoas de diversos municípios mineiros. O evento busca promover a cultura da resiliência por meio de ações coordenadas, visando reduzir os impactos dos desastres naturais e prestar auxílio à população afetada.

O subsecretário de Fiscalização Ambiental, Alexandre Leal, ressaltou a importância de unir esforços para prevenir e mitigar os danos causados pelas chuvas. "A integração de diversos órgãos em eventos como este é essencial para garantir a proteção da população. A Semad, por exemplo, mantém um plantão 24 horas para emergências ambientais", explicou.

O coordenador do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), Edilson Coelho, destacou a relevância da atuação preventiva do órgão frente aos riscos dos acidentes ambientais, com ênfase em barragens de rejeitos e de água, frequentes no período de chuvas em Minas. "Nossa atuação foca na gestão de risco, especialmente em relação a barragens e infraestrutura, que são os principais pontos que merecem nossa atenção durante o período chuvoso", afirmou.

Este ano, o seminário apresentou duas mesas-redondas com temas centrais: “Planejamento Urbano Sustentável e Ações de Resposta às Chuvas em Minas Gerais” e “Tecnologias de Monitoramento: Como Gerar e Usar Informações para Minimizar os Impactos das Chuvas”. Essas discussões destacaram o papel da inovação tecnológica no monitoramento de desastres e a importância do planejamento urbano para a mitigação de riscos.

Os treinamentos oferecidos, realizados logo após o término do período chuvoso anterior, focaram em temas mitigação, resposta e reconstrução em situações de desastre, preparando agentes municipais para enfrentar os desafios trazidos pelas chuvas, melhorando a capacidade de gestão de riscos e reduzindo os impactos na população. A capacitação foi determinante para a redução do número de pessoas afetadas pelas chuvas durante o período chuvoso de 2023/2024. Mais de 5 mil profissionais foram capacitados, reforçando ações de prevenção e resposta.

Comparado ao ciclo anterior, o número de desalojados caiu de 12.923 para 2.833, uma diferença de mais de 10 mil pessoas. O número de desabrigados também sofreu uma queda significativa, com 399 casos registrados no último período, em contraste com 2.241 no período anterior.

Loreena Cordeiro