Fiscalização combate desmatamento ilegal nas regiões Sul e Alto São Francisco

Foto: Semad/Divulgação
Fisc SM Mat

Uma fiscalização integrada entre as Unidades Regionais de Fiscalização Ambiental das regiões Sul de Minas e Alto São Francisco, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), combateu o desmatamento ilegal em propriedades rurais de oito municípios mineiros, entre os dias 15 e 19 de julho.

As ações aconteceram em 25 imóveis rurais nos municípios de Boa Esperança, Candeias, Guapé, Itapecerica, Formiga, Camacho, São Francisco de Paula e Oliveira. Os alvos foram previamente selecionados pelas plataformas de monitoramento contínuo da cobertura vegetal do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Os fiscais detectaram a supressão irregular de vegetação nativa, especialmente aquela composta por Floresta Estacional Semidecidual do Bioma Mata Atlântica e Campo Cerrado em uma dimensão total na ordem de aproximadamente 160 hectares. As infrações podem gerar cerca de R$2 milhões de reais em multas ambientais. As atividades nas áreas de intervenção foram suspensas.

Infrações

Foram detectadas infrações como a expansão irregular de áreas cultiváveis para atividades agrossilvipastoris.

Os fiscais verificaram, ainda, a utilização da área desmatada para o plantio de café, cereais e instituição de áreas de pastejo, o que enseja, diretamente, no impedimento dos processos de regeneração natural a que se estariam submetidos estes espaços territoriais. Flagraram também o escoamento de lenha decorrente da supressão, o que significa dizer que a madeira advinda do desmatamento foi utilizada para finalidade inapropriada.

Planejamento

A operação foi coordenada pelos chefes das Unidades Regionais de Fiscalização Ambiental das regiões Sul de Minas e Alto São Francisco, Elias Venâncio Chagas e Dalila Mendes Leonardo.

Elias destaca que as ações tiveram as diretrizes estabelecidas no Planejamento Anual de Fiscalizações 2024.

"Buscamos ampliar o quadro de imóveis objetos de fiscalização, diminuindo os tempos de detecção entre a ocorrência da supressão irregular e o procedimento fiscalizatório necessário, propiciando, assim, a ampliação do alcance e a efetividade das ações fiscalizatórias, robustecendo e fortalecendo a presença estatal diuturna da fiscalização ambiental no território mineiro", avalia.

Transparência

O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais. A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 - opção 7) ou por meio deste link, que traz mais informações sobre o assunto.

Luiz Fernando Motta