Programa Jovens Mineiros Sustentáveis realiza oficinas de educação ambiental

Divulgação Sisema

OficinasJMS03interna

Oficinas aconteceram nos municípios de Barbacena, Betim e Mateus Leme

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, na última semana, oficinas presenciais de educação ambiental nos municípios de Barbacena, Betim e Mateus Leme, participantes do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis. 120 profissionais, entre professores e educadores ambientais, foram capacitados nas três oficinas realizadas.

Um dos objetivos do Jovens Mineiros Sustentáveis é capacitar alunos e professores dentro de metodologias atuais para sensibilização, mudanças de comportamentos e exercícios de novas habilidades que contribuam para a sustentabilidade no local onde vivem.

Nas oficinas, foram apresentadas as tendências inovadoras em educação ambiental para o século 21, levando os participantes a uma reflexão e uma análise do sentido de lugar, que, enquanto sociedade humana, estamos criando. “Refletimos sobre o espaço terra que queremos e o espaço terra que temos e necessitamos, com foco em temas emergentes, como clima, florestas e desenvolvimento econômico sustentável”, disse o diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini.

Cottini explicou que a didática da oficina mesclou dinâmicas e vivências de grupo, práticas integrativas com teoria, proporcionando aguçar a percepção necessária para uma mudança de atitudes e posturas ambientais, onde cada um, no espaço em que vive, possa ser um canal e um multiplicador, contribuindo nesse processo conforme sua atuação.

Segundo ele, a educação ambiental se traduz em percepção, sensibilização, conhecimento e mobilização, para agir diante do que precisa melhorar no meio onde se vive, do individual para o coletivo, do local para o global. “As mudanças começam do eu, da natureza e da essência interior de cada um”, afirmou.

Para a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, as oficinas cumprem um dos papeis do Estado e da educação ambiental. “O objetivo é levar conhecimentos atuais, capacitando os cidadãos para agirem no meio onde vivem de forma sustentável e serem multiplicadores de novos conceitos e tendências positivas para o meio ambiente”, frisou.

Para Cleide Nilza Cândido, professora e gestora municipal do Programa em Mateus Leme, as oficinas são uma oportunidade de reciclagem para os profissionais da educação, trazendo a eles metodologias que se aplicam em sala de aula. “Também servem como orientação de vida num sentido de cidadania, tanto dentro como fora da escola, proporcionando uma visão completa do sentido das ações educativas para sustentabilidade ambiental”, destacou.