Minas Gerais oficializa adesão à Coalizão Regions4 para enfrentamento às mudanças climáticas

Foto: Semad/Divulgação

REGIONS DENTRO

O Estado de Minas Gerais oficializou, nesta quarta-feira (26), durante Assembleia Geral da Regions4, no Rio de Janeiro, o interesse na adesão ao Regions4, entidade que coordena, em nome da Organização das Nações Unidas (ONU), a Campanha Race to Resilience. A oficialização do interesse foi manifestada pelo secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Rodrigues, que reforçou o compromisso de Minas na implementação de políticas públicas para o enfrentamento às mudanças do clima.

“É com muita satisfação e honra que Minas Gerais, um estado que tem um território do tamanho da França, apresenta publicamente o interesse em oficializar a adesão ao Regions4, entidade que é referência internacional em soluções voltadas para a proteção da biodiversidade, para o desenvolvimento sustentável, para a agenda climática, notadamente no eixo da adaptação, em prol da resiliência territorial. Essas mudanças são democráticas e atingem a todos de forma indistinta, por isso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Governo de Minas está comprometido com a implementação de políticas públicas para lidar com os efeitos das mudanças climáticas”, frisou o secretário durante a Assembleia.

Leonardo citou o Plano de Ação Climática (Plac) de Minas, instrumento de planejamento estratégico que define 28 ações, 103 subações e 199 metas para neutralizar a emissão dos gases de efeito estufa no âmbito estadual, até o ano de 2050. “O Plano envolve vários componentes necessários para atingir esses objetivos, com uma intervenção ampla e integrada, vinculando energia, transporte, mobilidade, resíduos, indústria, agropecuária, biodiversidade, ecossistemas, segurança hídrica e alimentar”, disse.

O secretário adjunto da Semad lembrou que todo o trabalho que vem sendo realizado em Minas já alcançou resultados muito positivos, como a redução de 57% do desmatamento da Mata Atlântica em 2023 e a realização de mais de 52 mil ações de fiscalização em todo o estado. “Somente com o desenvolvimento sustentável e de baixo carbono, para alcançar uma abordagem que respeite o meio ambiente e salvaguarde os direitos das pessoas, especialmente as mais vulneráveis, e compartilhar os encargos e impactos de forma justa, é que poderemos alcançar algum tipo de dignidade humana ambiental”, destacou Leonardo Rodrigues.

A adesão do estado de Minas Gerais à Coalizão Regions4 potencializa a implementação de políticas públicas voltadas para o eixo de adaptação e resiliência do território mineiro, viabilizando mais uma parceria internacional fundamental para alcançar ações climáticas exitosas e com foco na justiça climática. “Esse é um desafio que nós não venceremos sozinhos. É preciso uma união dos poderes públicos, em nível municipal, regional, estadual, federal e até mundial. É preciso engajamento do setor privado e participação da sociedade e somente unidos vamos conseguir vencer”, argumentou Rodrigues.

Com a adesão à Coalizão, já aceita durante a Assembleia Regions4, Minas Gerais ampliará as oportunidades de participação nos principais eventos globais sobre alterações climáticas, biodiversidade e desenvolvimento sustentável; divulgar suas ações de liderança internacionalmente; obter apoio financeiro para projetos, seminários e programas de intercâmbio de experiências.

REGIONS4

Criada em 2002, durante a Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, realizada em Joanesburgo, na África do Sul, a Regions4 é uma coalizão internacional formada por governos regionais/subnacionais (estados, regiões, províncias) e organizações, em prol de soluções voltadas às mudanças climáticas, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

Sediada em Bruxelas, na Bélgica, a Regions4 promove a articulação de entes subnacionais com a Organização das Nações Unidas (ONU) e coordena a Campanha Global Race to Resilience. Lançada em janeiro de 2021, o objetivo é acelerar o investimento e a implementação de soluções de adaptação, de modo a realocar as pessoas e a natureza em posição de destaque na busca por um mundo resiliente, onde não apenas sobrevivemos aos choques e às tensões climáticas, mas prosperamos apesar deles.

A Regions4 é composta atualmente por 41 governos regionais de 21 países em 4 continentes. No Brasil, já integram a entidade o Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e a Universidade Católica de Santos. Ela é presidida pela Ministra do Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade e Ambiente do País Basco.