Semad oferta curso gratuito sobre consumo consciente de materiais e gestão de resíduos

Imagem: Semad/Divulgação

CURSO CONSUMO CONSCIENTE DENTRO 7

A capacitação virtual é direcionada a educadores ambientais, gestores municipais, professores, ambientalistas e público em geral. As inscrições vão até o próximo domingo (30)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) está com as inscrições abertas para o curso “Consumo Consciente de Materiais e Gestão de Resíduos”. a formação é direcionada a educadores ambientais, gestores municipais, professores, ambientalistas e público em geral, e será realizada na Plataforma Trilhas do Saber, no formato online, de 2 a 31 de julho. As inscrições vão até o próximo domingo (30).

Com carga horária de 15h, o curso tem como objetivo apresentar um panorama sobre a relação do consumo com a geração de resíduos sólidos. Serão abordadas as principais legislações que regulamentam a questão e apontados alguns caminhos para que o consumidor possa escolher as opções de consumo mais sustentáveis, bem como destinar corretamente os resíduos, de acordo com a realidade apresentada em cada município.

“Por meio da educação ambiental queremos dar subsídios e mostrar aos cidadãos como eles podem contribuir, de forma prática e sustentável, dando enfoque para a questão da problemática da geração e destinação dos resíduos e em prol de um consumo mais consciente, buscando uma melhoria ambiental para o nosso estado”, disse o diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini.

Para realizar as inscrições clique aqui.

Ao final do curso, os participantes serão capazes de entender a problemática socioambiental do uso de materiais e da geração de resíduos e seus impactos; saber quais são as habilidades necessárias para gerar economicidade com o uso consciente dos materiais disponíveis, minimizando a geração de resíduos; destinar corretamente os resíduos gerados, minimizando seus impactos; optar por ter atitudes ambientalmente adequadas, visando o consumo consciente dos materiais e o reaproveitamento, quando possível, e a gestão de resíduos.

Para aprovação no curso, é necessária a obtenção de 60% do total de pontos distribuídos. O certificado será disponibilizado aos que atenderem aos requisitos de aprovação, dentro da distribuição de pontos proposta.

Capacitação Digital

Lançado em março de 2023 pela Semad, o Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental conta com cinco cursos gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), disponíveis na plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sisema.

As formações oferecem conteúdos técnicos, com linguagem acessível e direcionadas a diferentes públicos. Também são apresentadas estratégias pedagógicas que possibilitam a atuação em educação ambiental, na prática, de profissionais das mais diversas áreas de conhecimento, conforme as necessidades, interesses e busca de soluções para problemas ambientais, com foco na sustentabilidade.

Wilma Gomes