Semad realiza operação de fiscalização contra desmatamento ilegal em municípios do Leste Mineiro

Divulgação Sisema

FISCALIZAÇÃO LM 2interna

Foram fiscalizados 41 alvos, cobrindo uma área de 267,44 hectares

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, DE 17 a 21 de junho, a Operação Repressiva Ordinária 2024 Ybyrá II, para coibir desmatamento ilegal e uso alternativo do solo em áreas desmatadas sem autorização nos municípios de Carmésia, Dom Joaquim, Senhora do Porto, Dores de Guanhães, Guanhães, Braúnas, Sabinópolis, Martelândia e Paulistas, no leste de Minas.

Foram fiscalizados 41 alvos, cobrindo uma área de 267,44 hectares. Em análise preliminar, foi constatada a ocorrência de 65 infrações consideradas gravíssimas, multas simples, agravadas ao menos em 30% em virtude dos danos causados em unidades de conservação. Estima-se que as multas aplicadas cheguem a mais de R$2,1 milhões de reais.

De acordo com o chefe de Unidade Regional de Fiscalização LM da Semad, Daniel Sampaio Colen, as áreas fiscalizadas foram identificadas por meio da Plataforma SCCON da Polícia Federal. “O objetivo da ação consistiu em confirmar a ocorrência de desmatamentos ou uso alternativo do solo em áreas desmatadas desamparadas de autorização, infringindo as normas ambientais vigentes e perpetuando danos ao meio ambiente”, disse.

A operação foi planejada conforme Plano Anual de Fiscalização Ambiental, a fim de proteger o Bioma Mata Atlântica. “Nossa ação objetivou a garantia do desenvolvimento sustentável e a salvaguarda da biodiversidade, da saúde humana, dos valores paisagísticos, estéticos e turísticos, do regime hídrico e da estabilidade social”, frisou Daniel Colen.

Para a operação as equipes contaram com o apoio de três veículos oficiais, sendo todas caminhonetes com tração nas quatro rodas, drones, GPS portátil, tablet e câmeras de smartphones para registros de imagens. Todos os integrantes das equipes realizam suas atividades de campo devidamente uniformizados e munidos dos equipamentos de proteção, conforme padrão atualmente utilizado pela instituição.

Transparência

O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais. A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 - opção 7) ou por meio deste link, que traz mais informações sobre o assunto.

Wilma Gomes