Jovem Mineiros Sustentáveis promoveu ações educativas na Semana do Meio Ambiente

Foto: Semad/Divulgação

JMS SMA 1 CAPA

O Programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais e do país, numa visão cidadã

Em celebração ao Dia Estadual de Reflexão sobre as Mudanças Climáticas (08/06) e à Semana do Meio Ambiente, comemorados na última semana, diversas ações educativas foram realizadas nas escolas participantes do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS). O objetivo das ações foi sensibilizar, mobilizar e chamar a atenção para ações que reduzam os efeitos das mudanças climáticas. Cerca de 80 municípios participaram das atividades do programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Uma das ações realizadas foi a “Árvore da Cidadania para o Clima”, que consiste no plantio de uma árvore para chamar atenção da população, mobilizando as pessoas para ações concretas que podemos ter para amenizar os efeitos das mudanças climáticas e criar novos comportamentos sustentáveis.

Outras atividades como blitz ecológica, passeatas, rodas de conversa sobre a questão ambiental, seminários, campanha de doação de ração, festa junina temática, exposição de brinquedos de sucata, visita de campo, também foram desenvolvidas pelas escolas participantes.

O diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini, nos últimos anos, destacou que o planeta vem passando por transformações relacionadas ao clima, o que mostra a urgência de trabalhar essa temática com os estudantes. “Vivemos, com as mudanças climáticas, uma realidade cada dia mais evidente em nossa vida. Portanto, restaurar e reflorestar florestas são ações que contribuem para o equilíbrio climático, pois as árvores absorvem carbono e lançam oxigênio na atmosfera, garantindo a preservação da biodiversidade, incluindo a sobrevivência humana”, ressaltou.

Cottini salientou, ainda, que com o desenvolvimento de ações desse tipo o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis cumpre seu papel de educar para um planeta melhor.

Programa Jovens Mineiros Sustentáveis

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, desenvolvido pela Semad em parceria com as prefeituras municipais, consiste em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária, que têm como estratégia geral capacitar educadores e formar alunos do 5º ano do ensino fundamental nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, florestas e clima, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária – bem-estar dos animais domésticos e silvestres. São disponibilizados aos professores cadernos com atividades pedagógicas, além da prestação de apoio técnico.

O material didático é composto por Cadernos de Atividades do Professor e foi revisado em 2024, dividido em cinco módulos, nos eixos temáticos listados acima. O Programa está alinhado com as políticas públicas de Minas Gerais e do país, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas e de acordo com o perfil de cada microrregião mineira. Assim, prepara jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável. Também tem uma metodologia de acompanhamento, buscando aproximação e fortalecendo uma rede de parceiros.

Atualmente, o Programa está presente em 176 escolas municipais, de 90 cidades, beneficiando mais de 6 mil estudantes. Na última semana, a Semad firmou uma parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para expandir as ações do programa para as 30 unidades do Colégio Tiradentes espalhadas por 26 municípios mineiros.

Wilma Gomes