Governo de Minas participa de ação para alertar sobre o aquecimento global

Açãojogofutebol2interna

Durante partida de futebol jogadores do Galo e do Bahia levaram bola de gelo ao campo

Em uma iniciativa pioneira no futebol brasileiro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) se uniu, nesse domingo (2), ao Clube Atlético Mineiro (CAM) por meio do Instituto Galo, ao Esporte Clube Bahia SAF e aos Ministérios Públicos de Minas Gerais (MPMG) e da Bahia (MPBA), em ação de alerta sobre o aquecimento global. A iniciativa incluiu ainda a doação de R$ 400 mil ao Rio Grande do Sul.

Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima 4ª feira, 5 de junho, um atleta do Galo e um do Bahia entraram em campo, durante jogo do Campeonato Brasileiro, carregando uma bola de gelo (feita com água de reuso), simbolizando o globo terrestre, na campanha “Juntos pelo Planeta”. A bola foi deixada em um totem, no entorno do gramado, e o seu derretimento durante a partida representou o aquecimento global. O objeto permaneceu em campo até derreter e serviu de alerta para os mais de 30 mil torcedores presentes no estádio e os que acompanharam o jogo de forma remota, além dos jogadores e demais envolvidos no evento.

Para o vice-governador Professor Mateus, também presente no evento, esse foi um momento de conscientização e de arrecadação para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Mas precisamos estar atentos, pois não basta apenas ajudar o Sul do país, temos que contriubir com nossas ações individuais com ações no nosso dia a dia como: fazer a correta separação do lixo em nossa casa, optar pelo combustível menos poluente na hora de abastecer, se preocupar com o descarte adequado dos resíduos que geramos, dentre outras ações que podemos adotar”, disse.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, que também acompanhou a ação no estádio, disse que o momento foi muito importante para engajamento dos torcedores na causa ambiental. “Nesta semana comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e essa ação permitiu que cada torcedor e cada cidadão pudesse se lembrar do que está acontecendo com nosso planeta e os riscos que o aquecimento global representa”, alertou.

A campanha também trouxe um filme principal (Assista aqui ao filme da campanha), transmitido nos telões da Arena MRV durante o jogo, com foco no derretimento da bola de gelo e o que pode acontecer com o planeta se nenhuma ação for realizada contra as mudanças climáticas. Ao final, chegamos ao ano de 2050, quando os danos podem ser irreversíveis, de acordo com relatório da Chatham House, de Avaliação de Riscos das Mudanças Climáticas. Nessa hora, o filme anuncia a declaração do risco de extinção da humanidade, e alerta que ainda há tempo para virar o jogo. A criação da campanha é da agência Giusti Creative PR, com produção dos filmes feita pela Santeria.

A campanha ainda conta com um site (juntospeloplaneta.com.br) e conteúdos para redes sociais, publicados pelos clubes e entidades envolvidas até o próximo dia 5 de junho, chamando a atenção para esse perigo real. Como forma de demonstrar a importância da consciência ambiental para os clubes, Galo e Bahia contaram com um patch especial em suas camisas, com o mote da campanha: Juntos pelo Planeta.

Mais recursos para o Rio Grande do Sul

A iniciativa inclui também o repasse de R$400 mil para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está direcionando recursos de medidas compensatórias ambientais de empresas privadas para o Instituto Galo, para aquisição de cobertores e casacos para doação.

Clubes pelo meio ambiente

No site da campanha, todos os envolvidos na campanha Juntos pelo Planeta convidam os demais clubes brasileiros a se engajarem na causa. Segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), 93% dos municípios brasileiros foram atingidos por algum tipo de desastre natural entre 2013 e 2022.