Inauguração de sala de situação contra desmatamento e parceria para a agenda climática marcam a abertura da Semana do Meio Ambiente, na próxima segunda-feira (3)

Foto: Divulgação/Semad
Represa do Custódio-itacolomi 2

O Governo de Minas, por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), realiza, a partir da próxima segunda-feira (3/6), a Semana do Meio Ambiente 2024, que terá como tema "Restauração da Terra e Resiliência às Mudanças Climáticas", em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante os cinco dias de programação, estão previstas diversas atividades presenciais e online, entregas e celebração de parcerias para o avanço de agendas ambientais no estado. A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente acontecerá às 14h da próxima segunda, no Auditório Paulo Camilo, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte.

O evento, com a presença do vice-governador, Professor Mateus, e da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, contará com diversos lançamentos relevantes para a sociedade e o meio ambiente, como a inauguração das Salas de Inteligência e de Situação de Combate ao Desmatamento - que representam um grande reforço na fiscalização e controle ambiental em Minas Gerais.

O evento terá ainda a assinatura da um Acordo de Cooperação Técnica com o Laboratório Observatório do Clima; o lançamento dos dados do Tratado da Mata Atlântica, no Painel de Monitoramento e na plataforma de dados espaciais IDE Sisema; a entrega de kits do Programa Minas Contra o Fogo para brigadas municipais de combate a incêndio; o lançamento de um programa de capacitação pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam); a formalização de parceria com o Ministério Público (MPMG) para a integração do Programa Conheça seu Amigo ao Prodevida; e a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para parceria de gestão no Parque Estadual do Pau Furado.

Após a solenidade oficial, com a presença de autoridades e parceiros, será realizado o Seminário Minas Rumo à Circularidade, que apresenta avanços e desafios da implementação da gestão de resíduos sólidos e da economia circular no estado e encerramento de lixões.

Programação

Na terça-feira (4/6), o governador Romeu Zema assina o Memorando de Entendimento entre a Embaixada da França no Brasil e Governo de Minas para colaboração mútua na agenda climática no estado. Na ocasião, também será lançada a versão atualizada do Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática (IMVC).

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Semad anuncia a expansão do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, importante iniciativa de promoção da educação ambiental com estudantes do ensino fundamental, para as unidades do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (PMMG). Nesse dia, também será realizada uma ação de plantio de mudas do projeto Bosque do Amanhã, na Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida, em Lagoa Santa.

Durante os cinco dias, serão realizados eventos online e presenciais voltados à capacitação de temas ligados ao meio ambiente. Na quinta-feira (6/7), o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), no bairro Pompeia, em Belo Horizonte, sediará o workshop “Drenagem e Manejos de Águas Pluviais: Planejamento, Interfaces e Perspectivas”, e o Centro Universitário Una, unidade Aimorés, recebe a oficina Mural do Clima. Os eventos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas pela internet.

Para acessar a programação completa da Semana do Meio Ambiente e se inscrever nas atividades, clique aqui.

Serviço:

Abertura da Semana do Meio Ambiente 2024 e Seminário Minas Rumo à Circularidade
Segunda-feira (03/06), às 14h
Local: Auditório Paulo Camilo (BDMG) - Rua da Bahia, 1600 – Lourdes – BH/MG.