Governo de Minas inaugura mais um sistema do Programa Água Doce e proporciona maior qualidade de vida à população

Foto: Divulgação/Semad
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.14.18 3
Novo sistema vai beneficiar três comunidades de Miravânia, que contam com mais de 600 pessoas

Moradores de três comunidades rurais do município de Miravânia, no Norte de Minas, passam a contar com água doce de qualidade e pronta para o consumo. Isso porque foi inaugurado, nessa quinta-feira (16), o sistema de dessalinização de água da região, que envolve a construção de estrutura para retirada do sal. A ação faz parte do Programa Água Doce (PAD), construída por parceria conveniada entre os governos federal e estadual.

Em Miravânia, as comunidades rurais de Itacarambizinho, Panelinha II e Virgínio serão atendidas com o novo sistema. Serão 604 habitantes beneficiados, que fazem parte de um universo de 28 mil pessoas contempladas pelo PAD, em 26 municípios do semiárido mineiro.

Para marcar a inauguração do sistema em Miravânia, uma solenidade foi realizada no município e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), Emater, além de prefeitos de cidades atendidas pelo PAD.

“Precisamos proporcionar ações e programas que visam garantir e/ou fortalecer a oferta de água tratada em comunidades rurais do estado de Minas Gerais, uma vez que diversas regiões, como o semiárido mineiro, passam por elevados índices de déficit hídrico para o abastecimento de água para consumo humano”, destaca o superintendente de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial da Semad, Kleynner Jardim.

Dessalinização de água

O sistema de dessalinização implantado pelo PAD é um dos mais eficazes para a remoção de sal da água. O método envolve a utilização do processo de osmose inversa, no qual membranas semipermeáveis, que funcionam como um filtro, retiram da água salobra ou salina a quantidade de sais imprópria para consumo humano, produzindo dois efluentes, o permeado (água dessalinizada) e o concentrado. Cada sistema pode produzir até 14.400 litros de água dessalinizada por dia.

Por meio desta tecnologia, as estações implantadas nas comunidades vão permitir o tratamento da água nas regiões, tornando-as de qualidade e aptas para o consumo humano, considerando os aspectos sociais, ambientais e técnicos. Exemplos: comunidades com baixos índices de IDH e pluviometria, com índice de mortalidade infantil preocupante e com pouca — ou nenhuma — opção de acesso à água, tampouco potável.

Programa Água Doce

O Programa Água Doce (PAD) é coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e, em Minas, é conduzido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), contando, ainda, com o núcleo de Gestão Estadual coordenado pela Defesa Civil.

Para execução da primeira fase do Programa, o Estado firmou convênio com a União para implantação de 69 sistemas de dessalinização, com investimentos de R$ 25.354.231,27 sendo R$ 15.449.809,80 provenientes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e R$ 9.904.421,47 disponibilizados pelo Estado de Minas Gerais.

Atualmente já são 58 sistemas implantados no semiárido mineiro, estando 39 em operação, resultando em mais de 2 milhões de litros de água distribuído à população local.

Matheus Adler