Diálogo com servidores da Supram Central abre série de reuniões com dirigentes do Sisema

Foto: Robson Santos/Ascom Sisema

ReuniãoDirigentes supramCentral3 Dentro

Série de conversas com os regionais do Sisema têm início com Servidores da Supram Central

Ouvir as demandas, tirar dúvidas e estreitar o diálogo. Esses são os objetivos da série de reuniões que os dirigentes do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) terão com servidores de unidades regionais de todo o Estado. A primeira conversa foi realizada nesta segunda-feira (13/2), com servidores da Superintendência Regional de Meio Ambiente Central-Metropolitana (Supram-CM).

Na ocasião, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, ao lado da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente no Estado de Minas Gerais (Sindsema-MG), Regina Pimenta, e demais dirigentes do Sisema, receberam dezenas de servidores da Supram-CM na Cidade Administrativa, sede do governo estadual.

Marília iniciou a reunião se recordando da série de conversas que teve ao longo de 2022 com servidores das Suprams de todos o Estado. Neste ano, todas as unidades regionais do Sisema estão incluídas no diálogo, como as Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBio), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e as Unidades Regionais de Gestão das Águas (Urgas), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

“Quando rodei das outras vezes nas Suprams, a gente falou sobre como é importante ouvir a todos. Sempre quem está com a mão na massa tem muito a contribuir na melhoria das atividades”, afirmou a secretária.

Já a presidente do Sindsema-MG agradeceu a disponibilidade dos dirigentes em ouvir os servidores e destacou a importância do momento de escuta por parte dos gestores do Sisema. “O objetivo dessa reunião é a gente falar, se expressar, tirar dúvidas, aproveitar esse momento o máximo possível”, disse Regina Pimenta.

Demandas

Durante a reunião, os servidores tiveram a oportunidade de externar as principais demandas de seus respectivos setores, sendo todas anotadas pelos dirigentes do Sisema. Em seguida, os gestores deram retorno sobre as questões. Marília Melo destacou a importância de se ter mais objetividade nos processos de licenciamento. Ela destacou os trabalhos que estão sendo feitos internamente para rever algumas normas infralegais, gerando uma maior objetividade e assertividade na análise dos atos autorizativos. De acordo com o Núcleo de Normas e Procedimentos da Semad, os atos normativos existentes atualmente superam a marca de 800 atos.

Outro ponto defendido pelos servidores e pelo corpo de dirigentes do Sisema foi a modernização dos sistemas das mais variadas áreas, como licenciamento, outorga, entre outros. A subsecretária de Tecnologia, Administração e Finanças da Semad, Ana Carolina Miranda Lopes de Almeida, ressaltou que essa questão é prioridade para a Tecnologia da Informação. Marília Melo também lembrou que, no momento, está havendo a migração do Sistema Integrado de Informação Ambiental (SIAM) para o Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA).

Uma nova rodada de conversas está prevista para acontecer com servidores que atuam na sede da Semad. Em seguida, será a vez das unidades regionais do interior receberem os dirigentes para o diálogo.

Matheus Adler