Gestão de resíduos sólidos prevê 457 mil pessoas beneficiadas na região do Alto Paranaíba

Foto: Divulgação/Semad

reuniao 3 Dentro

Cerca de 457 mil pessoas da Região do Alto Paranaíba serão beneficiadas com a destinação ambientalmente correta  de RSU

Uma equipe da subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), apresentou a 16 prefeitos da Região do Alto Paranaíba os avanços do projeto que prevê o Estudo de Prestação Regionalizada do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos. A reunião com os gestores municipais foi realizada na última sexta-feira (3/2), em Patos de Minas.

O estudo engloba a viabilidade de estruturação técnica, econômica e ambiental para os municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (Cispar), vencedor do Edital 003/2022 da Semad, e conta com um investimento de R$ 2,7 milhões do Governo de Minas.

O objetivo é viabilizar a destinação, de forma ambientalmente correta, dos resíduos sólidos urbanos, trazendo investimentos para a implantação da melhor tecnologia com o menor custo de gestão aos municípios contemplados. A iniciativa deve beneficiar cerca de 457 mil pessoas da Região do Alto Paranaíba. A destinação ambientalmente correta atende as diretrizes do novo marco do saneamento e acarreta benefícios para toda a população e para o meio ambiente.

A estruturação do projeto é fruto de uma parceria entre a Semad e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), e conta, ainda, com recursos e a expertise técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, o êxito das ações se deve ao grande apoio e presença dos prefeitos, engajados com as diretrizes ambientais. “Hoje comemoramos o avanço de uma etapa essencial no processo de regionalização da gestão de resíduos dos municípios do Cispar, a conclusão da fase de diagnóstico. As ações propostas serão um legado para as futuras gerações”, disse.

Foi apresentado na ocasião a finalização da etapa de Diagnóstico Preliminar e Modelagem Jurídica, dando início à Fase de Engenharia, que contou com a presença dos representantes da consultoria. Entre as vantagens do modelo de projeto proposto estão a otimização e a redução de custos; a adequação do manejo de RSU à legislação ambiental pelos municípios; potencial de aproveitamento energético; contrato com mecanismos de segurança; qualidade e estabilidade da prestação dos serviços e monitoramento de indicadores de desempenho.

Os municípios alcançados pelo projeto e escolhidos por meio de Edital de Seleção são: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro de Fortaleza, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gotardo, São Gonçalo do Abaeté, Serra do Salitre e Tiros.

Wilma Gomes