Transforma Minas tem vagas abertas para atuação nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente

Foto: Seplag/ Divulgação

Transforma Minas novas vagas

Inscrições serão encerradas na próxima sexta-feira (28), às 11h59

O programa Transforma Minas está com quatro vagas abertas para atuação na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Os postos de trabalho são nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) Alto São Francisco, Leste Mineiro, Zona da Mata e Noroeste de Minas. As inscrições para concorrer aos cargos começaram na última quinta-feira, 20 de maio, e encerram-se no dia 28, às 11h59, no site do programa.

A remuneração para as vagas varia entre R$3 mil e pode ultrapassar R$5 mil. O Transforma Minas é um programa de seleção, com metodologia baseada em competências, para preenchimento de vagas em posições estratégicas e cargos de liderança no Governo de Minas. A iniciativa conta também com frentes de desenvolvimento e desempenho profissional para a administração pública estadual.

Superintendentes Regionais de Meio Ambiente

Entre as vagas abertas, três são de superintendentes regionais de Meio Ambiente para atuar nas Suprams Alto São Francisco, Leste Mineiro e Zona da Mata. O ocupante do cargo é responsável por chefiar toda a equipe da regional. Os contratados têm como missão, dentre outras funções, promover o acompanhamento do processo de regularização ambiental em todas as fases, instaurar e conduzir os processos administrativos de autos de infração.

Além disso, o profissional também deverá garantir o atendimento e resposta às denúncias e requisições registradas pela população e órgãos de controle, relacionadas ao meio ambiente, desde que esteja na área de abrangência territorial da Supram. Também é responsabilidade do superintendente regional: otimizar a análise dos processos de regularização ambiental aliando celeridade, qualidade, eficiência, transparência e produtividade e reduzir o prazo de resposta dos serviços ambientais.

Para candidatar-se aos cargos de superintendente, os candidatos devem ter ensino superior concluído há, no mínimo, cinco anos, experiência comprovada na área ambiental e em cargos de liderança há dois anos. Os profissionais também devem ter pós-graduação, mestrado ou doutorado aplicável à área ambiental e experiência em gestão de processos, projetos, além de experiência na administração pública e conhecimento da legislação ambiental.

A remuneração mensal para o cargo de superintendente é de R$5.610,00 com acréscimo de uma ajuda de custo de até R$125,00 por dia útil trabalhado. Após a inscrição do candidato, o processo seletivo ainda terá as etapas, não eliminatórias, de análise curricular e teste de aderência. Posteriormente, entrarão as fases eliminatórias de entrevistas por competência.

Diretor Regional de Regularização Ambiental

A outra vaga ofertada no Transforma Minas é para o cargo de diretor regional de Regularização Ambiental na Supram Noroeste de Minas. O candidato escolhido para a vaga será responsável por liderar a equipe da diretoria com a competência de gerenciar as atividades de suporte técnico à regularização ambiental na área de abrangência da Supram, a partir das diretrizes da Subsecretaria de Regularização Ambiental da Semad.

Dentre as demais atribuições previstas ao cargo também está a administração e execução de análise, em nível técnico, das atividades relativas ao licenciamento ambiental, à autorização para intervenção ambiental e respectivas compensações, bem como à autorização de manejo de fauna silvestre terrestre e aquática de empreendimentos sob responsabilidade da Supram Noroeste de Minas, de forma integrada, interdisciplinar e articulada com os órgãos e as entidades que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Também é competência do cargo a avaliação do cumprimento de condicionantes previstas nos processos de licenciamento ambiental em fases prévia, de instalação e de operação dos empreendimentos, mesmo que em caráter corretivo. O fiel cumprimento às cláusulas previstas nos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados com empresas que atuam em municípios compreendidos pela Supram Noroeste de Minas é outra atribuição a ser seguida.

Para se candidatar à vaga, os profissionais devem ter concluído o ensino superior há no mínimo três anos, além de comprovar experiências de no mínimo um ano na área ambiental e em liderança de equipe. Outros requisitos para o cargo são pós-graduação, mestrado ou doutorado, aplicáveis à área ambiental e experiência em gestão de processos, projetos e em administração pública.

A remuneração mensal para o cargo é de R$3.300 com acréscimo de ajuda de custo de até R$125 por dia útil trabalhado. Logo após a inscrição, os candidatos passarão por etapas eliminatórias de análise curricular e de motivação e entrevistas por competências. Os detalhes da vaga e o passo a passo para a inscrição estão disponíveis neste link.

Simon Nascimento