7º Fórum das Águas debate gestão dos recursos hídricos

O Brasil é o país que possui a maior disponibilidade hídrica do planeta. Cerca de 13,8% da água doce disponível para o consumo humano está em terras brasileiras. Localizado em posição estratégica do país, Minas Gerais é um Estado que possui um dos mais extensos sistemas hídricos nacionais, e a gestão desses recursos é uma prioridade do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema).

Para que a gestão desse patrimônio social e ambiental seja adequada e sustentável, a integração entre governos e sociedade civil organizada é uma condição fundamental. Para discutir essa interação e propor novas alternativas para o uso dos recursos hídricos, o Sisema, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), e o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, com o apoio de instituições públicas e privadas, promovem, de 24 a 28 de março, o 7º Fórum das Águas.

O Fórum das Águas de Minas Gerais terá como tema central as ações locais do Estado, municípios, setor produtivo, sociedade civil e comitês de bacias hidrográficas para a gestão de recursos hídricos em Minas. "O Fórum das Águas é um evento estratégico para envolver a sociedade mineira nas discussões sobre os desafios da gestão das águas no Estado", defende a diretora-geral do Igam, Cleide Izabel Pedrosa de Melo.

Para abordar experiências bem sucedidas, a programação do evento inclui seminários, ciclo de debates, mini-cursos, atividades culturais e de educação ambiental. O 7º Fórum contará com palestras de profissionais de diversas empresas e entidades que possuem relação direta com a gestão dos recursos hídricos. Técnicos da Copasa, Embrapa, Emater, Fiemg, da Agência Nacional das Águas (ANA), Projeto Manuelzão e dos Comitês de Bacias Estaduais irão relatar exemplos de recuperação ambiental de córregos urbanos, proteção de mananciais, reaproveitamento e redução do consumo de água em indústrias, minerações e pecuária. Serão também abordados casos de sucesso no desenvolvimento e preservação ambiental, como o Projeto Mosaico, realizado em Itabira.

Outro ponto de destaque será o impacto das mudanças climáticas nos recursos hídricos. As mais recentes pesquisas científicas realizadas no Brasil e em Minas serão abordadas pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Carlos Nobre, e pelo superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig, Evandro Leite Vasconcelos. O Painel contará também com a presença do vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcelos, e do presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB de Minas Gerais, Mario Werneck.

Ciclo de debates irá discutir revitalização do Rio das Velhas

Um dos Projetos Estruturadores de mais destaque do Governo de Minas, a Revitalização do Rio das Velhas - Meta 2010, será tema de um ciclo de debates promovido no 7º Fórum das Águas. A abertura será realizada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. A coordenadora executiva da Meta 2010, Myriam Mousinho, irá expor o andamento das intervenções já realizadas e o panorama dos investimentos para os próximos anos. Será ainda realizado workshop para discutir as ações que a sociedade pode desenvolver para que a Meta 2010 seja atingida.

Procura por mini-cursos atesta interesse da sociedade

Como parte da programação do 7º Fórum das Águas foram oferecidos sete mini-cursos, agendados nos dias 25 e 26 no prédio do CREA-MG. Os mini-cursos tiveram procura expressiva e as vagas foram preenchidas três semanas antes do evento.

Para a manhã do dia 25, estão programados os mini-cursos ‘Regularização Ambiental' e ‘Comitês de Bacias Hidrográficas: competências e experiências'. À tarde, será oferecido o de ‘Planejamento de Recursos Hídricos'. No dia 26, pela manhã, ‘Alternativas de Captação de Água para Abastecimento de Pequenas Comunidades' e ‘Sistema de Monitoramento de Enchentes'. Para encerrar, serão oferecidos, à tarde, os cursos de ‘Zoneamento Ecológico Econômico' e ‘Elaboração de Projetos Ambientais para Captação de Recursos do Fhidro (Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais).

Regionalização

O Fórum das Águas de Minas Gerais é um dos mais importantes eventos técnico-educativos sobre a gestão dos recursos hídricos do País e terá um novo formato na edição de 2008. Este ano, o evento será regionalizado: acontecerá em Belo Horizonte e nas bacias hidrográficas dos rios Jequitinhonha, Doce, Verde, Mucuri, Velhas, Entorno da Represa de Três Marias, Jequitaí e Pacuí e Pandeiros e Calindó. "A regionalização do evento é fundamental para potencializarmos o diálogo com os municípios e divulgarmos as ações do Sisema, que também atua de forma regionalizada", Cleide Predosa.

Fórum oferece programação voltada para escolas das redes pública e privada

Peças de teatro, exposições, oficinas e filmes também farão parte da programação do Fórum. As atividades terão como público-alvo alunos de escolas das redes pública e privada. Nesses eventos os alunos irão aprender sobre a preservação e proteção do meio ambiente e terão a oportunidade de conhecer importantes programas do governo de Minas voltados para sustentabilidade. A programação completa pode ser acessada no site http://www.igam.mg.gov.br/ .

O evento é promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Igam, pelo Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Federação das Indústrias de Minas Gerias (Fiemg), Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

13/03/2008
Ascom / Sisema