Diálogos com o Sisema chega às regiões da Zona da Mata e Centro-Oeste de Minas

Foto: Semad/Divulgação

Diálogos com o sisema em Divinópolis Cortada

Até o ano passado, antes da pandemia, Diálogos com o Sisema era realizado presencialmente. Esse ano, todas as edições serão virtuais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza nesta semana, nos dias 21 e 22 de outubro, mais duas edições do Programa Diálogos com o Sisema em 2020. Depois de inaugurar novo formato online no Leste Mineiro, com transmissão ao vivo por conta da pandemia de Covid-19, dessa vez o programa terá como foco temas destinados para públicos das regiões Zona da Mata e Centro-Oeste, com apoio das Suprams Zona da Mata e Alto São Francisco, respectivamente. O programa é organizado na pasta pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) e tem previsão de ser realizado nas regionais do Estado.

Os dois eventos vão acontecer durante reuniões das Unidades Regionais Colegiadas (URCs) do Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam). Na quarta-feira, 21 de outubro, será a 141ª Reunião Ordinária da URC Zona da Mata, às 14h. Junto com ela, o Diálogos com o Sisema coloca em pauta e discute o tema “Melhores práticas para o tratamento de efluentes sanitários em propriedades rurais”. O evento terá palestras da servidora Rosa Carolina Amaral, da Diretoria de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Semad, e também de Heverson Vieira Marangon, do Centro de Educação Ambiental do Povo do Vale do Rio Pomba (Ceavarp).

Clique aqui para ver o convite do Diálogos com o Sisema Zona da Mata

Na quinta-feira, 22 de outubro, será a vez do Centro-Oeste, com a 147ª Reunião Ordinária da URC Alto São Francisco. Durante a reunião será realizado o Diálogos com o Sisema com o tema “Panorama e diretrizes da emissão de Documento Autorizativo para Intervenção Ambiental (Daia) de atividade de baixo impacto em Minas Gerais”. A reunião vai acontecer às 13h e também será no formato online, com transmissão ao vivo. As palestras serão apresentadas pela Diretora de Apoio Técnico e Normativo da Semad, Alexandra Figueira Monteiro, e pela Diretora de Controle, Monitoramento e Geotecnologia do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Vanessa Coelho Naves.

Clique aqui para ver o convite do Diálogos com o Sisema Alto São Francisco

Os interessados em acompanhar os dois eventos podem acessar o canal Reuniões Copam & CERH, no YouTube, onde serão transmitidas as reuniões.

Clique aqui para acessar o canal Reuniões Copam & CERH no YouTube

O Diálogos com o Sisema realiza reuniões periódicas, abertas ao público em geral, para apresentação e discussão de temas ambientais de interesse comum. Entre as finalidades do programa, se destacam o fomento do debate sobre temas relevantes ao meio ambiente; a ampliação do âmbito de discussão sobre a temática ambiental com os setores da sociedade civil, público acadêmico e organizações não governamentais (ONGs); a necessidade de garantir a democratização das informações ambientais e o incentivo à participação da sociedade na preservação do equilíbrio do meio ambiente e na defesa da qualidade ambiental, como exercício da cidadania.

Em 2020, além da reunião que já aconteceu para o público do Leste de Minas e também das duas reuniões previstas para essa semana, o Diálogos com o Sisema ainda terá mais seis edições. Três delas no mês de novembro e três no mês de dezembro, completando a lista das nove Regionais da Semad. A programação completa está disponível no site da Secretaria. O programa foi instituído em 2017 e desde então vinha acontecendo com reuniões presenciais nas Regionais da Semad. Neste ano, os eventos passaram a ser virtuais com transmissão ao vivo em função da pandemia de Covid-19.

Clique aqui para acessar a programação de 2020 do Diálogos com o Sisema

Guilherme Paranaiba