Copam libera licença para Distrito Industrial de Jeceaba

A Câmara de Atividades de Infra-estrutura (CIF) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) referendou, nesta sexta-feira (7), a Licença de Instalação (LI) do Distrito Industrial de Jeceaba, no Alto Paraopeba. A licença já havia sido concedida ad referendum, em janeiro de 2008, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Os conselheiros do Copam analisaram o cumprimento de condicionantes da Licença Prévia (LP) e estabeleceram outras para a instalação do empreendimento. A CIF estabeleceu que a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), responsável pelo projeto, deverá realizar os estudos iniciais para implantação da Unidade de Conservação de Proteção Integral da Serra do Gambá e o plano de manejo para a área.

A CIF estabeleceu ainda que a Codemig se responsabilize pela elaboração de um estudo técnico para um sistema de áreas protegidas do bioma Mata Atlântica dentro da Bacia Hidrográfica do Alto Paraopeba.

O empreendimento

O Distrito Industrial de Jeceaba vai ocupar uma área de 11,9 milhões de metros quadrados. O empreendimento vai abrigar a usina siderúrgica da Vallourec&Sumitomo do Brasil - VSB -, além de empresas de grande e médio portes, que vão redesenhar a geografia do aço, ampliando a área tradicional de produção e extração no Estado e consolidando a presença do setor siderúrgico no interior.

A região foi escolhida por ser considerada estratégica, pois facilita a exportação para mercados da América do Norte, África e Oriente Médio, através dos portos do Rio, Santos e Vitória. Está perto também das fontes supridoras de matéria-prima, com importantes ligações ferroviárias. A área do Distrito é ainda beneficiada pelo fácil acesso rodoviário aos mercados do Sudeste pelas BRs 040 e 381(Fernão Dias) e MG-383.

Segundo o diretor de Operações da Codemig, Marcelo Nassif, o Distrito Industrial será construído sobre uma área parcialmente degradada. O plantio de um cinturão verde, a reciclagem e aproveitamento do lixo gerado, além do monitoramento da qualidade da água e do ar já fazem parte do programa traçado pela Codemig para minimizar os impactos ambientais, "que acarretam uma obra de grande porte," afirmou.

Para o prefeito de Jeceaba, Júlio César Martins Reis, (PT), o empreendimento vai beneficiar milhares de pessoas. "Além das oportunidades de emprego com a instalação das indústrias, o projeto vai contribuir para o desenvolvimento de diversos municípios vizinhos, cuja população ultrapassa os 200 mil habitantes", comemora o prefeito.

Empresa âncora

Planejada para ser uma das mais modernas do mundo, a Siderúrgica da VSB atenderá à crescente demanda mundial por tubos do setor de óleo e gás. A capacidade da usina será de 1 milhão de toneladas de aço por ano, das quais 700 mil serão utilizadas para a produção anual de 600 mil toneladas de tubos de aço sem costura.

Essas 600 mil toneladas de tubos serão distribuídas igualmente entre os sócios da joint venture destinadas ao mercado externo. Isso representará, somente para a Vallourec, um aumento de capacidade de produção mundial de tubos em 10%. A usina em Jeceaba se dedicará à produção de tubos petrolíferos sem costura e contará com a instalação de tratamento térmico e linhas de rosqueamento. O empreendimento criará 1.500 empregos na operação e 7.500 no pico das obras, em julho de 2009.

07/03/2008
Fonte: Secom