Gerências são alinhadas ao planejamento do Governo

Dirigentes, diretores e gerentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), participaram, nesta terça-feira (26), da primeira etapa da Oficina de Painéis de Contribuição das Áreas do Sisema. O evento tem como meta alinhar a média gerência ao planejamento estratégico do Governo de Minas, traduzido no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

Durante as atividades, os gestores receberam informações sobre o Mapa do Caminho, trabalho no qual foram definidos objetivos diretamente vinculados aos instrumentos de gestão do Estado.

Na abertura do evento, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, destacou a importância da reunião. "É fundamental a retomada do processo de planejamento que é algo essencial para a gestão do Estado", afirmou. Segundo ele, na área de meio ambiente se trabalha com a sazonalidade. "Se uma decisão não for tomada no momento adequado, terá que ser adiada para o ano seguinte. É nesse contexto que valorizamos o planejamento", completou.

O subsecretário de Gestão da Secretaria de Planejamento (Seplag), Frederico Melo, tratou da importância do planejamento estratégico e da política de gestão do Governo de Minas. "Após a pactuação da primeira etapa do Acordo de Resultados entre as secretarias e o Governo, grandes diretrizes ficaram no corpo gerencial e isso foi muito criticado. Por isso, hoje, temos que mostrar a cada um o seu papel. Partindo dessa premissa, definimos a idéia do Acordo de Resultados 2ª etapa, mostrando a cada integrante da equipe sua responsabilidade para o alcance de metas definidas na primeira etapa", destacou.

Já o subsecretário de Inovação e Logística, Thiago Grego, garante que o projeto de alinhamento estratégico é parte do trabalho desenvolvido pelo Sisema e tem reflexo no planejamento do Governo de Minas. "Há 30 anos já tínhamos a idéia de planejamento. Atualmente, esse planejamento é mais participativo. Estamos trazendo a discussão para o servidor e para as equipes de trabalho", disse.

Grego apresentou para os gestores o Mapa do Caminho e seus objetivos estratégicos. Em seguida, o grupo foi dividido em equipes a fim de discutir tais objetivos, identificar os fatores críticos de sucesso de cada um deles e entender os seus indicadores associados.

Oficinas

Após o trabalho em grupo, cada equipe apresentou os resultados da discussão. Os fatores críticos levantados serão trabalhados na segunda fase da oficina, que acontece nesta quarta-feira (27). Eles serão usados para identificar os objetivos de contribuição de cada órgão e superintendências. De acordo com o consultor Marcelo Alessandro Fernandes, da Symnetics, empresa contratada para trabalhar o planejamento estratégico do Sisema, com o levantamento feito pelos gestores fica claro onde estão as grandes demandas da estratégia do Sisema. "Suprindo essas demandas, teremos as condições necessárias para que os desafios do Sistema sejam atingidos com sucesso", afirmou.

26/02/2008
Fonte: Ascom / Sisema