Oficina alinha metodologias de gestão ambiental e saneamento

Foto: Edwaldo Cabidelli
oficina-suges-dentro
O treinamento teve como objetivo integrar as ações desenvolvidas pela Subsecretaaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges)

Servidores da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) participaram nesta terça e quarta-feira (3 e 4/3) da “Oficina de Planejamento Estratégico e Integração: Enraizando novas atitudes e posturas no trabalho”. Realizado na sede da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), em Belo Horizonte, o treinamento teve como objetivo integrar as ações desenvolvidas pelas cinco diretorias e duas superintendências que compõem a pasta, além de promover o alinhamento estratégico das equipes para o cumprimento de metas e atendimento de demandas.

De acordo com o analista da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), Ricardo Cottini, responsável pelo treinamento, a proposta da oficina surgiu da necessidade de trabalhar questões ligadas à identidade da subsecretaria de acordo com as competências estabelecidas pelo Decreto Estadual 47787, publicado em dezembro do último ano. A normativa regulamenta a legislação referente à reforma administrativa do Estado no âmbito da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e, entre suas atribuições, determinou a criação da Suges.

“Somos uma subsecretaria nova e pretendemos, com a oficina, trabalhar o perfil de cada profissional e sua relação com as principais atribuições da pasta, definindo forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada setor”, ressaltou Cottini.

O analista lembrou também da importância de se manter os colaboradores preparados para os novos desafios da gestão pública, tanto do ponto de vista técnico quanto emocional. “Nosso objetivo é trabalhar características essenciais para o alcance de metas e efetivo cumprimento da missão institucional da Secretaria”, disse.

Para o diretor de Gestão Territorial Ambiental (DGTA) da Suges, Fabrício Lisboa, que participou da oficina, a possibilidade de evolução do perfil comportamental das equipes de trabalho, o fomento à integração e articulação estratégica dos setores são os principais destaques do treinamento.

“É sempre bom ter a oportunidade de conhecer as pessoas que integram as demais áreas da subsecretaria e compartilhar nossos desafios e necessidades. Iniciativas como essa proporcionam crescimento coletivo aos servidores por meio de ações colaborativas e devem sempre ser incentivadas”, destacou o diretor.

Esta é a segunda edição da oficina, que teve sua abertura em janeiro deste ano, quando foi ministrada à Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari). A mais recente edição do treinamento, realizada nesta semana, contemplou as diretorias de Projetos Ambientais (DPAI) e de Gestão Territorial Ambiental (DGTA). As duas últimas edições serão realizadas nos dias 17 e 24 de março para a Diretoria de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário e nos dias 19 e 25 do mesmo mês para a Diretoria de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem de Águas Pluviais e Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR).

Edwaldo Cabidelli