Semad participa de encontro do Cosud com foco na economia sustentável

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

COSUD DENTRO

Semad se juntou a órgãos ambientais do Sul e do Sudeste para tratar de estratégias de integração na área ambiental

O desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas observadas no Brasil e no mundo foram temas de destaque do sexto encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reuniu, no último fim de semana, em Foz do Iguaçu (PR), os sete governadores dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, unidades da federação que integram essas duas regiões.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve acompanhado do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, que coordenou um dos 14 grupos de trabalho do consórcio, voltado para discussões relacionadas às questões de Meio Ambiente e Infraestrutura.

O evento teve dois dias de duração e contou com as reuniões de trabalho na sexta-feira (28/02) e uma sessão plenária com os governadores no sábado (29/02). A programação trouxe como tema central a economia sustentável e criativa e a bioeconomia, sintetizados no slogan "A atitude de hoje é a eficiência do amanhã". Ao final dos trabalhos, os governadores assinaram a Carta de Foz do Iguaçu, documento que reúne os compromissos voltados para garantir a promoção da sustentabilidade e também para a recuperação da agenda econômica de forma integrada entre as duas regiões.

Os governadores reforçaram, ainda, o compromisso com o Acordo de Paris e se comprometeram a criar ações conjuntas para fomentar a pesquisa científica e as novas tecnologias capazes de desenvolver a economia com sustentabilidade ambiental. Eles também destacaram que pretendem abrir caminho para o uso de novas técnicas de produção que eliminem a necessidade de recursos fósseis a longo prazo. De acordo com o documento, os governadores solicitaram maior autonomia junto ao Governo Federal e pediram mais agilidade em assuntos como licenciamento de portos, gestão ambiental, processos de concessão e renovação de hidrelétricas e licenciamento dos parques nacionais.

Foto: Divulgação / Semad

germano cosud

Representando Minas Gerais, o secretário Germano Vieira participou de grupos de trabalho voltado a questões de Meio Ambiente e Infraestrutura

Para o secretário Germano Vieira, discutir ações de forma integrada com os outros seis estados do Cosud é muito importante para garantir apoio mais robusto às iniciativas que sejam propulsoras da economia sustentável. A população das duas regiões atendidas pelo Cosud detém 72% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e concentra 108 milhões de habitantes, praticamente metade da população brasileira. "O objetivo do encontro é a melhoria de políticas de integração para alavancar a qualidade do serviço público, além de garantir o desenvolvimento econômico dos estados aliado à manutenção de um ambiente sustentável”, frisou.

A agenda econômica também teve bastante destaque no Cosud, com a presença de sete propostas concretas para alavancar o crescimento nacional a partir de reformas e outras questões. Durante o evento, Romeu Zema lembrou que a última década foi de pouco crescimento para o Brasil e ressaltou a importância de reformas estruturais para mudar essa situação. “Quais reformas fizemos nos últimos 30 anos no país? Tirando as recentes reformas Previdenciária, no ano passado, e trabalhista, três anos atrás, fora isso, não se fez nada de substancial, e nós sabemos que o mundo mudou muito. Sem reformas nós não vamos nos tornar novamente um país de destaque”, frisou.

Zema afirmou que, como na iniciativa privada, o país deveria ter passado por profundas reestruturações nas últimas décadas. “Infelizmente, nós não passamos. Precisamos apoiar as grandes reformas e precisamos, ainda, de reformas tributária, administrativa e Política. Caso contrário, o Brasil sempre vai ficar para trás no trem da história”, disse.

Além do grupo de trabalho sobre Meio Ambiente e Infraestrutura, o sexto encontro do Cosud também teve reuniões sobre Fazenda e Planejamento; Desenvolvimento Econômico; Agricultura; Turismo; Inovação, Ciência e Tecnologia; Educação; Logística e Transporte; Saúde Pública; Segurança Pública, Administração Penitenciária; Gestão e Planejamento; Controle e Transparência e Reforma da Previdência. Participaram do encontro os governadores Romeu Zema (MG), João Doria (SP), Renato Casagrande (ES), Ratinho Junior (PR), Carlos Moisés (SC), Eduardo Leite (RS) e o governador em exercício Cláudio Castro (RJ).

Guilherme Paranaíba