Semad faz doação de medicamentos veterinários a grupo de resgate de animais

Fotos: Simon Nascimento

DoaçãoMedicamentos Dentro

Os medicamentos foram doados pela Semad ao Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais realizou, nesta quarta-feira (19/2), mais uma entrega que reforça o pioneirismo em relação ao cuidado com a fauna doméstica. Aproximadamente R$ 10 mil, em medicamentos, foram doados pelo Núcleo de Fauna da pasta mineira ao Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), que acolheu cerca de 150 animais durante as enchentes no Estado.

A organização utilizará os remédios para dar continuidade no tratamento de cães e gatos que foram atendidos pelos voluntários após as enchentes que atingiram dezenas de cidades mineiras em janeiro. A verba para a compra dos remédios, entregues aos representantes da organização, partiu de compensação ambiental imposta pela Subsecretaria de Fiscalização Ambiental (Sufis) à empresa Extrativa Mineral.

A doação faz parte da campanha de arrecadação de donativos feita pela Semad, em parceria com a Polícia Militar, para amparar os animais de fauna doméstica que ficaram desamparados após as enchentes. A coordenadora do Núcleo de Fauna da Semad, Samylla Mol, informou que no pacote de fármacos doados ao Grad constam carrapaticidas, vermífugos soros, antibióticos e sprays cicatrizantes.

Mol ressalta a importância da ação no tratamento dos animais desamparados pela chuva. “O grupo de resgate trabalha, voluntariamente, em função dos animais vitimados em situações de desastres. Nós acompanhamos o trabalho desenvolvido por eles e resolvemos destinar esses medicamentos para que eles possam continuar exercendo esse trabalho importante que é a organização da sociedade civil em função da fauna”, avaliou.

Samylla disse que solicitou ao grupo uma lista de medicamentos que seriam utilizados com mais frequência. “É importante frisar que isso faz parte da campanha de arrecadação que, primeiramente, arrecadou ração. Os medicamentos vêm para acrescentar nesta iniciativa”, justifica a coordenadora.

O subsecretário de Fiscalização Ambiental, Robson Lucas da Silva, explicou a medida que viabilizou a verba para garantir a doação. “A Semad assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a empresa Extrativa Mineral e, no conjunto de tratativas, solicitamos compensações. Entre elas, houve a solicitação dos medicamentos. Enviamos a lista e recebemos o material conforme solicitado”, pontuou.

O subsecretário acrescenta, ainda, a importância da doação. “Com o recebimento destes medicamentos teremos uma efetividade no atendimento a esses animais. O controle não será apenas por acolhimento e doação de alimentos, mas também cuidaremos da saúde desses animais com os remédios”, salienta.

Voluntária do Grad, Bárbara França agradeceu a doação que, segundo ela, será de grande valia para seguir com o atendimento realizado após as enchentes. “Nós sempre precisamos de doações porque somos todos voluntários. A gente recebe com muita felicidade porque vai nos ajudar, não só neste momento, mas em atendimentos futuros”, diz. “É um grande passo que a gente está dando em relação à proteção de animais domésticos”, frisa.

Bárbara informou que cerca de 150 animais foram acolhidos pelo grupo durante o período das enchentes. “A gente percorreu os municípios analisando a situação de risco dos animais e verificando se eles tinham donos para prestarmos assistência”, contou Bárbara. Ela citou, ainda, que alguns animais atendidos pelo Grad serão colocados em adoção após o término dos tratamentos. A voluntária destacou que interessados em ajudar o Grad podem entrar em contato pelo Instagram do grupo - @grad_brasil.

Simon Nascimento