Biodiversitas lança projeto para recuperação florestal na Grande BH

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Grande BH, recebeu a Fundação Biodiversitas para o lançamento do “Projeto Água Corrente: Recuperação Florestal das Áreas de Preservação Permanente que Contribuem para o Abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte”. A iniciativa terá contribuição importante na quantidade e qualidade da água do Sistema Rio Manso, responsável por abastecer 17% da Grande BH, pois prevê a manutenção da cobertura vegetal sobre áreas de recargas e nascentes.

O evento de lançamento ocorreu neste mês de dezembro e foi realizado no Centro de Visitantes do Parque, com presença de representantes da Prefeitura Municipal de Brumadinho, Prefeitura Municipal de Rio Manso e Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu, que estão na área de abrangência do projeto.

O gerente do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, Marcus Vinícius de Freitzas, e o gerente da ASPA Sul, Luis Roberto Bendia, representaram o IEF e o Sisema. Também estiveram presentes o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), financiador do Projeto, Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Codemig e a Agência de Desenvolvimento da RMBH, entidades parceiras da Biodiversitas nesta iniciativa.

Foto: Ronnie Gibson/Acervo Biodiversitas
Biodiversitas Fotos 01 - Ronnie Gibson-Acervo Biodiversitas
Da esquerda para direita: Marcus Vinicius - Gerente do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Cleber Consolatrix - Codemig, Bianca Oliveira -Analista Ambiental do FNMA, Graciema Rangel – Analista Ambiental do Serviço Florestal Brasileiro, Flávia Mourão da Agência de Desenvolvimento da RMBH e Gláucia Drummond - Diretora Presidente da Biodiversitas

Os representantes das prefeituras e a diretora presidente da Fundação Biodiversitas, a bióloga Gláucia Drummond, assinaram o Termo de Parceria Institucional, oficializando o trabalho conjunto em prol da recuperação florestal da região.

A Biodiversitas é uma organização não governamental sediada em Belo Horizonte, que promove ações de caráter técnico-científico no Brasil desde 1989, com o objetivo de promover a conservação da diversidade biológica. Os projetos desenvolvidos pela Fundação visam a interação entre o meio ambiente e o ser humano, buscando meios de conciliar a conservação da natureza e o desenvolvimento econômico e social.

Valquiria Lopes
Ascom / Sisema