Curso à distância capacita prefeituras para Gestão Ambiental Municipal

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Municipal (Dagem) e em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), está oferecendo um curso à distância para as prefeituras que se interessem na capacitação para a gestão ambiental municipal. Participarão do curso 80 alunos de 57 prefeituras.

A ação tem como objetivo apoiar os municípios na estruturação institucional e fortalecimento da gestão ambiental. O curso “Estruturação da Gestão Ambiental Municipal” é gratuito. As aulas tiveram início nesta segunda-feira (25/09), com previsão para término em 12 de janeiro de 2018. O formato do curso é semipresencial, com carga horária total de 96 horas, sendo 16 presenciais e 80 à distância. As aulas à distância (EaD) ocorrerão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do MMA, que promoverá e supervisionará a etapa à Distância.

A Diretoria de Apoio à Gestão Municipal da Semad realizou o trabalho de mobilização junto às prefeituras em todo o estado de Minas Gerais e desempenhará, também, o papel fundamental de mediação do processo de ensino aprendizagem. “o Programa Nacional de Capacitação (PNC) tem sido uma experiência exitosa em muitos municípios do Brasil, e com esta nova formação, temos a mesma expectativa para os municípios de Minas Gerais. Acreditamos que esse curso pode contribuir muito para que os municípios participantes avancem na estruturação e aprimoramento da sua gestão ambiental”, disse a diretoria da Dagem, Cibele Magalhães.

A diretora lembra, ainda, que “esse curso está ligado às ações subsidiárias da Semad, no que diz respeito à disponibilização de capacitações”. Cibele também ressalta que a Semad tem trabalhado para consolidar em Minas Gerais a gestão ambiental municipal, considerada um importante instrumento gerencial para o município. “Uma vez que a gestão está mais próxima dos cidadãos, a tomada de decisão é mais rápida”, disse.

“Para que haja um melhor gerenciamento é muito importante que o município possa assumir a gestão ambiental, desse modo, eles poderão decidir sobre o que e como fazer em seu território, e ainda, escolher, planejar e coordenar todo o modelo de desenvolvimento local”, finalizou.

Ângela Almeida