Trilhas do saber disponibiliza curso sobre a região cárstica de Lagoa Santa

A Superintendência de Recursos Humanos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), em parceria com a Diretoria de Educação e Extensão Ambiental (Deduc), disponibilizou na plataforma “Trilhas do Saber” mais um curso de interesse geral.

Na categoria “Cursos Livres”, que podem ser realizados por qualquer pessoa, o curso online sobre a região Cárstica de Lagoa Santa tem o objetivo de fomentar as práticas de educação ambiental na região cárstica de Lagoa Santa.

Composto por seis módulos o curso objetiva também fornecer informações para que as escolas, órgãos públicos e privados, prefeituras e a população tenham conhecimento da riqueza e das particularidades geológicas da região onde se encontra um dos mais importantes sítios da Antropologia mundial, onde foi encontrado o fóssil de Luzia datado em doze mil e quinhentos anos.

Os módulos foram divididos em: Desafios e Contextualização; O Carste; Área de Proteção Ambiental; Valor Científico e Histórico; Impactos Ambientais, Preservação e Ações de Educação Ambiental e Material de Apoio, contendo toda a legislação pertinente ao assunto, a indicação de sites para consulta, as referências bibliográficas usadas para montagem do curso, além de um jogo onde o participante pode avaliar os conhecimentos adquiridos com o estudo.

Trilhas do Saber – A Trilhas do Saber é o portal do conhecimento do Sisema onde podem ser encontradas informações sobre cursos e atividades educativas realizadas pelos órgãos do meio ambiente. Consiste em um ambiente onde servidores e colaboradores podem buscar sua própria capacitação tornando-se um ambiente permanente de educação.

A plataforma foi concebida com o objetivo, dentre outros, de aumentar o acesso ao conhecimento a partir da redução de barreiras geográficas, atendendo simultaneamente alunos de diversas unidades descentralizadas do Sisema. A plataforma propicia também a interatividade e feedbacks imediatos, a possibilidade de formar comunidades de aprendizagem, além da redução de custos em relação às capacitações presenciais.

Cerca de 2,5 mil pessoas já participaram dos cursos on-line tais como o curso de introdução à regularização ambiental, treinamento introdutório para novos servidores, avaliação de desempenho da instituição e gerenciamento de resíduos de saúde.

Atualmente estão disponíveis seis cursos na categoria “Cursos livres”. Para realizar os cursos ou saber mais sobre a Trilhas do Saber é só acessar o endereço: http://estacaodosaber.meioambiente.mg.gov.br/

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.