Portal na internet otimizará gestão ambiental em Minas Gerais

O portal Sisemanet, que disponilizará na internet todos os dados relativos a gestão ambiental em Minas Gerais, foi apresentado à direção do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) nesta quinta-feira (30/12). O espaço reunirá os dados dos processos de regularização ambiental de empreendimentos e estudos como o monitoramento da cobertura vegetal, e o Zoneamento Ecológico-Econômico, além de resultados de projetos como o Minas Sem Lixões.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Roberto Ferreira Barbosa, a principal novidade do Sisemanet será concentrar em um mesmo endereço todos as informações e serviços disponibilizadas pelo Sisema na internet. "O empreendedor que precisa fazer a regularização ambiental de seu empreendimento, por exemplo, irá cadastrar os dados via internet e os mesmos serão analisados pelos técnicos do Sisema com mais agilidade e maior controle das informações, formando um banco de dados de extrema importância", afirma.

O sistema foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prodemge, a Universidade Federal de Lavras e os órgãos que compõem o Sisema: a Semad, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). A criação do Sisemanet também faz parte dos esforços do Governo de Minas para facilitar a relação entre o Estado, o cidadão e o setor produtivo, que vem sendo desenvolvidos pelo Projeto Estruturador Descomplicar.

Outra grande inovação será o Sisema Móvel que disponibiliará tablets para os técnicos de campo do Sisema. Esses modernos equipamentos de comunicação portáteis possibilitarão o acesso on line às informações dos empreendimentos visitados que estarão armazenadas no Sisemanet. "Os autos de vistoria, fiscalização ou infração poderão ser emitidos no momento da visita dos técnicos", explica Barbosa.

As funcionalidades do sistema serão incorporadas gradativamente. Em breve, serão disponibilizados mecanismos que permitirão a integração do sistema com a Imprensa Oficial, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado da Fazenda (SFA) e com a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).

Roberto explica que o acesso do empreendedor às todas as etapas do processo de regularização garante a transparência das ações. O cidadão também disporá de um mecanismo para fazer denúncias pela internet o que facilitará o acesso ao Sisema. "A tradução desse sistema é economia de tempo e recursos humanos e materiais", explica Barbosa.

Gestão

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho,afirmou que o uso de alta tecnologia é uma das metas de sua gestão que vem sendo perseguida desde 2004, quando foi lançado o Sistema Integrado de Informação Ambiental (Siam), atualmente usado pelo Sisema. "A gestão dos recursos naturais em Minas se tornará muito mais eficiente com a inclusão desses novos sistemas que também permitirão que o cidadão tenha acesso às informações ambientais e cobre boas soluções dos governantes", destacou.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), Adriano Magalhães Chaves, que assumirá a Semad no próximo dia 03, esteve presente à apresentação e ressaltou o valor do trabalho. "Ferramentas como o Sisemanet já dão um norte para o trabalho que realizaremos nos próximos quatro anos na proteção à biodiversidade de Minas Gerais", afirmou.

Atualmente, o Sisemanet já disponibiliza os formulários para que os empreendedores enviem as informações para o Banco de Declarações Ambientais (BDA). A previsão é de que até junho de 2011, o sistema já esteja operando integralmente. O endereço do Sisemanet é http://sisemanet.meioambiente.mg.gov.br

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.